MOVE realiza formação de xadrez para educadores

MOVE realiza formação de xadrez para educadores

Publicado em 11/03/2020 - Editado em 12/03/2020
Formação prática será realizada na quinta-feira, dia 12 de março, a partir das 13h30 na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
Crédito
Bruna Provenzano

O xadrez escolar proporciona uma série de benefícios para os estudantes. Crianças e jovens que aprendem e praticam a atividade exercitam autonomia na busca de conhecimento, desenvolvem competências e habilidades para solucionar problemas no cotidiano e para fortalecem sua maneira de aprender. A partir destas reflexões, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, por meio do programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (MOVE) realiza formação sobre a prática do xadrez na escola. A atividade reunirá cerca de 60 profissionais entre coordenadores, professores e oficineiros que atuam nas escolas municipais. O primeiro encontro, teórico com atividades pedagógicas, lúdicas, interdisciplinares e de pesquisa, aconteceu no dia 5 de março. A formação prática, com  exercícios e estudo técnico do jogo será realizada na quinta-feira, dia 12 de março, a partir das 13h30 na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (Rua Frederico Mentz, 526 - Hamburgo Velho)

MOVE

Criado em 2018 pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED), amplia o tempo de permanência e vivências de estudantes nas escolas municipais. Diariamente, cerca de 3,5 mil estudantes participam, no contraturno escolar, de oficinas de recreação, cultura, arte, esporte, entre outras, além do acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática. As escolas têm autonomia para definir as atividades que são desenvolvidas com as crianças e jovens a partir do seu Projeto Político Pedagógico (PPP).