Merendeiras participam de capacitação
Separadas em grupos, as profissionais responsáveis pelas refeições oferecidas nas escolas participarão até quinta-feira, dia 21 de julho, das atividades de formação. Inicialmente, são apresentados detalhes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que regulamenta as questões relativas à merenda escolar no país. Em seguida, as merendeiras participam de uma oficina prática de culinária.
Entre os assuntos abordados, a nutricionista da SMED, Jussara Gomes de Gomes, destaca a diminuição da quantidade de sal e óleo no preparo das refeições. “Estimulamos o uso de ervas aromáticas que podem ser cultivadas na própria escola, além de outros ingredientes, como cebola e alho”, explica. Para praticar as lições aprendidas, as merendeiras preparam durante a atividade arroz, feijão, carne moída e brócolis com molho branco.
Há 21 anos responsável pela merenda em Lomba Grande na Escola Municipal Professora Helena Canho Sampaio, Nadir Terezinha Souza, 55 anos, sempre participa dos cursos de formação oferecidos pela SMED e aprova as lições aprendidas. “A gente sempre aprende mais alguma coisa importante para o nosso trabalho. E a comida ficou bem gostosa”, conta.
Oficinas restantes:
- Dia: 20/07
Hora: 13h30 às 16h30
Local: EMEF Monteiro Lobato (Rua Irmã Lina, 240, bairro São José)
- Dia: 21/07
Hora: 13h30 às 16h30
Local: EMEF São João (Rua Araújo Viana, 74, bairro Guarani)