Merendeiras aprendem a fazer biomassa de banana verde

Cada vez mais popular na lista de ingredientes de receitas saudáveis e nutritivas, a biomassa de banana verde também estará presente em merendas nas escolas municipais de Novo Hamburgo. A Secretaria de Educação (SMED), a partir do Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) e do setor de nutrição, elaborou a oficina “Uma vida mais saudável”, voltada às merendeiras escolares. Nos encontros, as profissionais aprendem a fazer a biomassa e as diversas formas de utilização em preparos doces e salgados. Na manhã de sexta-feira, dia 23 de junho, foi realizado o último dos cinco encontros programados. Ao todo, cerca de 90 profissionais participaram da formação.
Pelo menos uma merendeira de cada escola municipal acompanhou a oficina que inicia com a apresentação dos benefícios do ingrediente conseguido a partir do cozimento da banana antes da sua maturação. Em seguida, já na cozinha, profissionais do CEAES fazem o preparo da biomassa e explicam possibilidades de sua utilização. “Esta é uma alternativa ao uso de gordura nas receitas. É possível utilizar a biomassa em vez de outros produtos como óleo, manteiga e creme de leite, por exemplo”, explica a coordenadora do CEAES, Fabiane Melo.
Entre as receitas aprendidas durante a oficina estão bolos de cacau, bolo salgado com berinjela, pão integral, torta de limão, patê e até leite condensado e brigadeiro. “Estas formações são uma maneira de qualificar as refeições servidas aos nossos estudantes e também valorizar as merendeiras, profissionais responsáveis pelo preparo diário dos dos alimentos que são servidos nas escolas”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli, que acompanhou um dos encontros. Todos as participantes receberam apostila com diferentes receitas que utilizam a biomassa em sua composição.