Memorial ao artista Carlão comemora um ano

A festa teve direito a bolo e momentos emocionantes no central Espaço Cultural Albano Hartz

Publicada em 28/08/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Ezequiel e o pequeno Thales, que são filho e neto de Carlão, respectivamente, apagam a velinha do bolo na festividade - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

A comunidade se sente abraçada pela arte de Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão, desde que suas obras ganharam um memorial em homenagem ao artista há um ano, localizado no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz.

No fim de tarde de sexta-feira, dia 25, o espaço bem no coração de Novo Hamburgo, onde se respira sua arte, recebeu o público para celebrar um ano da criação do Memorial Carlos Alberto de Oliveira – Carlão. A proposta resulta da parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação a favor do patrimônio artístico-cultural de Novo Hamburgo e com apoio da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão.

O encontro emocionou familiares do artista visual, amigos e admiradores de seu estilo näif inconfundível, mas outros tantos acabaram surpreendidos por outras fases de sua produção. O que se pôde acompanhar foi um encontro de gerações que transitavam pela sala para contemplar tanto as famosas obras em acrílico sobre tela, da fase primitivista, como também os trabalhos feitos com tinta têmpera e até caneta hidrocor, numa aproximação com a cultura pop e alguns ícones negros do século 20.

Na hora do bolo, durante o evento, um instante simbólico foi o apagar da velinha por um dos quatro filhos do artista, o eletromecânico Ezequiel de Oliveira, e seu filho e neto de Carlão, o pequeno Thales. “O momento é especial para nós, da família, pelo significado único de se preservar a memória de um artista da sua casa para além da exposição de suas obras, pois há ainda a escola de arte que leva o nome dele”, lembra Ezequiel. “As minhas lembranças do pai pintando são marcantes e estão sempre muito presentes.”

A ocasião também foi reservada ao lançamento do postal comemorativo pelo primeiro ano do Memorial Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, instituído em 25 de agosto de 2016. A obra sem título foi executada pelo artista na técnica de tinta têmpera sobre papel e data do final dos anos 1980. O postal tem dimensão de 28 por 22 centímetros e está disponível aos interessados no próprio Espaço Cultural Albano Hartz.

Um mestre do cotidiano

Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão, nasceu em Novo Hamburgo, em 1951, onde viveu e morreu, em 2013. O artista é reverenciado como um dos nomes importantes das Artes Visuais no Vale do Sinos, considerado um dos mais representativos do Brasil na arte naïf, traduzida como o primitivismo moderno. Durante sua trajetória, ele desenvolveu obras com temáticas da cultura popular e acontecimentos cotidianos na vida das cidades.

Artista atento ao seu tempo, Carlão teve grande expressão ao retratar pessoas em seu labor diário e nos momentos de lazer. Em seu portfólio, destacam-se esteiras de fábricas de calçado, partidas de futebol, carnavais e cenas de bar. Em 1996, Carlão recebeu menção honrosa na Bienal Naïfs do Brasil, em Piracicaba, no Estado de São Paulo. E o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) possui obras do mestre em seu prestigiado acervo.

Galeria da notícia