Médicos estrangeiros participam de capacitação

Publicada em 19/12/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A gerente da Vigilância em Saúde, Solange Shama, durante a sua explicação na capacitação para os médicos estrangeiros. - Foto: Guillermo Aboal
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou na quarta-feira, 18 de dezembro, no Hotel Fenac, a capacitação dos 16 médicos estrangeiros que estão no Município pelo Programa Mais Médicos. Na parte da manhã, o secretário de Saúde, Luis Carlos Bolzan, deu início ao evento conversando com os profissionais sobre casos que vivenciou durante a sua trajetória profissional como gestor da saúde. “Esse é um momento marcante para nossa cidade, pois estamos tendo a chance, graças ao Governo Federal, de ampliar as portas de atendimento de saúde para nossa comunidade e precisamos que nossos profissionais estejam plenamente adaptados”, disse Bolzan.

No período da tarde, foram realizadas duas capacitações, a primeira delas com o tema Vigilância em Saúde, com a gerente do setor na SMS, Solange Shama. A gerente explicou aos médicos como é o funcionamento dos setores da Vigilância, tipos de atendimentos e a relação que eles devem ter com os pacientes. “Passamos a eles como é o funcionamento da saúde no Município, esclarecemos dúvidas e ficamos à disposição, pois só juntos podemos ir mais longe e adequar todo o processo de trabalho”, apontou Solange. A segunda capacitação tratou sobre a Atenção Farmacêutica, com a gerente Juliana Diel, que explicou os grupos de medicamentos existentes, quais as classes, tipos e ao final, distribuiu uma cartilha para facilitar o trabalho dos profissionais.

Ao final do evento aconteceu uma roda de perguntas, onde os médicos questionaram e compartilharam algumas das experiências já vividas no Município. Quem também esteve presente na capacitação foi a primeira-dama, Jorgia Seibel, e a vereadora Patricia Beck.