Mamógrafo é inaugurado no Hospital Municipal

Novembro já começou com uma novidade para a saúde das hamburguenses. Na manhã de terça-feira, primeiro de novembro, foi inaugurado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) o novo aparelho de mamografia, que aumentará em 50% o volume de exames mensais, proporcionando cerca de 850 exames ao mês. Para adquirir o mamógrafo, a Prefeitura investiu R$ 744.900,00.
O Prefeito Luis Lauermann, acompanhado da primeira-dama, Jorgia Seibel e do diretor-presidente da Fundação de Saúde Novo Hamburgo (FSNH), o médico Leandro Minozzo, falou sobre a importância desse equipamento na saúde da mulher. “Damos um salto em diagnóstico, pensando na saúde de cada mulher que precisa desse exame. Modernizamos e ampliamos diversas áreas de nosso Hospital, contratamos, qualificamos e demos uma atenção especial às trabalhadoras e aos trabalhadores da saúde para oferecer a cada hamburguense uma saúde ainda melhor”, finalizou o prefeito.
Para o diretor-presidente da FSNH, a chegada do aparelho é um motivo de comemoração. “É um dia muito especial para a Fundação. Em poucas semanas, vamos normalizar o fluxo de exames e ajudar as mulheres do nosso município a terem uma vida mais saudável”, apontou Minozzo. Ele lembrou também que quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais tranquilo é o tratamento da doença.
O aparelho já está em fase final de treinamento, onde as pacientes que já estavam na fila começaram a ser chamadas e o funcionamento total está previsto para iniciar a partir de sexta-feira, dia 4. O novo equipamento, da marca Siemens, modelo Inspiration, é digital e tornará o processo mais ágil e menos desconfortável para a paciente que realiza o procedimento. Além da agilidade, com essa máquina, a qualidade de imagem gerada nos exames é muito superior ao que se tinha comparado ao sistema analógico, utilizado anteriormente, o que auxilia para detectar alterações nos exames de mulheres com menos de 50 anos. A utilização desse novo mamógrafo diminui também o custo mensal que se tinha com a manutenção do aparelho e consumo de materiais.
No evento, estavam presentes também a diretora de Saúde, Vera Campagnoni, a coordenadora do Serviço de Diagnóstico por imagens, Cristiane Duarte, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diones Martins Ayres, participante da mesa diretora do Conselho, Jurema M. C. Enzweiler, o Diretor de Finanças e Orçamentos da FSNH, Ivan Lopes, servidores da FSNH e voluntárias do Grupo de Mãos Dadas.