Linha de Cuidado da Infância e da Adolescência é apresentada

Linha de Cuidado da Infância e da Adolescência é apresentada

Linha de apoio
Evento reuniu autoridades e trabalhadores da saúde mental do município na manhã desta quinta-feira
Publicado em 01/11/2019 - Editado em 12/11/2019
Evento ocorreu na Instituição Evangélica Novo Hamburgo (IENH)
Crédito
Aline Pires

Foi apresentada, na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, a Linha de Cuidado da Infância e da Adolescência no município, iniciativa coordenada pela Gerência de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento foi realizado na Instituição Evangélica Novo Hamburgo (IENH) e direcionado a funcionários municipais que atuam especialmente na área da saúde mental. A abertura teve a presença do titular da SMS, Naasom Luciano, do diretor da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), Rafaga Fontoura, da gerente de Saúde Mental da SMS, Sayonara de Matos, e da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Diones Martins Ayres.

A Linha de Cuidado da Infância e Adolescência foi pensada por meio de um grupo de trabalho entre as equipes do Centro de Atenção Psicossocial à Infância (Capsi), Equipe de Saúde Mental Infanto-Juvenil no Território (Esmit) e a gestão de Saúde Mental de Novo Hamburgo. A primeira atividade da manhã foi uma videoconferência com Cristina Ventura, do Rio de Janeiro (RJ), que falou via Skype.

O secretário de Saúde destacou a importância da atividade visto que o Estado já tem interesse em entender melhor e aplicar a linha de trabalho da cidade de Novo Hamburgo. “Nos momentos de crise e de dificuldades, nosso município segue ofertando serviços e inaugurando novos e a saúde mental é parte importante nesta engrenagem”, afirmou Naasom Luciano.

“Há uma necessidade especial de olhar para a saúde mental especialmente no que se refere a este público, crianças e adolescentes. Destaco o esforço de nossas equipes, a busca pela qualificação para o trabalho que visa a uma vida saudável”, avaliou Fontoura. Dione e Sayonara falaram sobre a importância de disseminar as informações e troca de ideias do evento, fazendo valer, na prática a proposta.