Linha de Cuidado da Infância e da Adolescência é apresentada

Linha de apoio
Evento reuniu autoridades e trabalhadores da saúde mental do município na manhã desta quinta-feira
Publicado em 01/11/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:32
Em um auditório, ao fundo, um palco com quatro pessoas em cima. Público sentado em cadeiras com um corredor no meio
Evento ocorreu na Instituição Evangélica Novo Hamburgo (IENH)
Crédito
Aline Pires

Foi apresentada, na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, a Linha de Cuidado da Infância e da Adolescência no município, iniciativa coordenada pela Gerência de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento foi realizado na Instituição Evangélica Novo Hamburgo (IENH) e direcionado a funcionários municipais que atuam especialmente na área da saúde mental. A abertura teve a presença do titular da SMS, Naasom Luciano, do diretor da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), Rafaga Fontoura, da gerente de Saúde Mental da SMS, Sayonara de Matos, e da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Diones Martins Ayres.

A Linha de Cuidado da Infância e Adolescência foi pensada por meio de um grupo de trabalho entre as equipes do Centro de Atenção Psicossocial à Infância (Capsi), Equipe de Saúde Mental Infanto-Juvenil no Território (Esmit) e a gestão de Saúde Mental de Novo Hamburgo. A primeira atividade da manhã foi uma videoconferência com Cristina Ventura, do Rio de Janeiro (RJ), que falou via Skype.

O secretário de Saúde destacou a importância da atividade visto que o Estado já tem interesse em entender melhor e aplicar a linha de trabalho da cidade de Novo Hamburgo. “Nos momentos de crise e de dificuldades, nosso município segue ofertando serviços e inaugurando novos e a saúde mental é parte importante nesta engrenagem”, afirmou Naasom Luciano.

“Há uma necessidade especial de olhar para a saúde mental especialmente no que se refere a este público, crianças e adolescentes. Destaco o esforço de nossas equipes, a busca pela qualificação para o trabalho que visa a uma vida saudável”, avaliou Fontoura. Dione e Sayonara falaram sobre a importância de disseminar as informações e troca de ideias do evento, fazendo valer, na prática a proposta.