Inscrições para Residência Médica seguem até dia 28

Publicada em 14/02/2014 - Atualizada em 17/10/2024

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) foi credenciado com duas vagas para residência médica concedidas pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (MEC). A boa notícia é consequência dos grandes investimentos e melhorias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI Adulto) feitos pela Prefeitura, em parceria com os governos federal e estadual. Em função disso, estão abertas as inscrições para o processo de seleção de médicos residentes, até dia 28 de fevereiro. As inscrições e o edital estão disponíveis no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) – www.fsnh.net.br -. Como pré-requisito é necessária experiência de Residência Médica em Programa credenciado pelo MEC nas áreas de Clínica Médica, Anestesiologia ou Cirurgia Geral. Os residentes terão aulas teóricas e práticas, com avaliações trimestrais, em cumprimento ao programa de residência que terá duração de dois anos.

A residência credenciada pelo MEC influenciará e qualificará a assistência médica não apenas para a cidade, mas também para toda a Região, além de reforçar a busca pelo curso de Medicina no Município. O prefeito Luis Lauermann ressalta que esta é uma excelente oportunidade para a cidade. “Estamos iniciando um processo de consolidação do ensino de Medicina e vamos continuar trabalhando para qualificar ainda mais nosso hospital”, afirma. Segundo a diretora presidente da Fundação de Saúde Pública (FSNH), Simone Zucolotto, o planejamento e a elaboração do programa de residência médica iniciou em julho de 2013, com a formação da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal (Coreme) e por meio de reuniões de trabalho, conduzidas pelo presidente da Coreme, o médico intensivista José Fernando Pires.

Vistorias do MEC aprovam a casa de saúde

O programa de residência médica do HMNH foi avaliado por membros da Comissão Nacional de Residência do Ministério da Educação que realizaram vistoria, em novembro, a fim de verificar a capacidade instalada, o funcionamento, o quadro de profissionais médicos que atuarão como preceptores, entre outros aspectos técnicos da casa de saúde. Conforme a médica e responsável técnica, Dra. Suzana Ambros Pereira, a partir de março de 2014 serão ofertadas duas vagas anuais para a especialidade de Medicina Intensiva.