Informatização moderniza gestão da saúde em Novo Hamburgo
Novo Hamburgo conta com um sistema para as demandas de saúde, implantado no ano de 2011, por meio da parceria da Secretaria de Saúde (SMS) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), que facilitou e agilizou o atendimento ao paciente, ao informatizar os processos médicos. Desde sua implantação, mais de 2 milhões de agendamentos de consultas e mais de 2,5 milhões de exames foram realizados.
A diretora de Governo Eletrônico e Sistemas de Saúde, Tatiane Soares de Souza, foi uma das responsáveis pela implantação e aponta que a assistência à comunidade foi agilizada. “A informatização imprimiu qualidade ao atendimento do profissional de saúde, a conduta dele para o diagnóstico é muito mais precisa, já que tem acesso a todo o histórico de cada um”, afirmou Tatiane. A diretora da SMS, Vera Campagnoni, complementa que a informatização ofereceu comodidade a quem precisa de serviços médicos. “Agora as pessoas não precisam se deslocar para bairros mais distantes de sua residência para receber resultados de exames, por exemplo. O sistema é integrado”, comentou Vera. Com o Prontuário Eletrônico do Paciente é permitido aos profissionais verificar todos os serviços anteriores prestados, medicações prescritas, resultados dos exames no Laboratório Público do Município, vacinas aplicadas ou em atraso, no momento da consulta, qualificando e agilizando o diagnóstico.
Laboratório e resultados de exames
Além do prontuário, o Laboratório Público Municipal também foi informatizado. Os frutos dessa modernização, que aconteceu a partir de 2013, foram muito positivos. Com a equipe mantendo o mesmo número de colaboradores, aumentaram em quase 100% as realizações de exames. A coleta de amostra de sangue foi descentralizada, podendo ser recolhida em outras Unidades de Saúde da cidade, não só no Laboratório, evitando o deslocamento dos pacientes. O tempo de liberação dos exames foi reduzido e os resultados, assim que liberados, são disponibilizados diretamente no Prontuário, permitindo o acesso em qualquer Unidade. Os resultados também são disponibilizados via internet através de senha no Portal da Saúde da Prefeitura de Novo Hamburgo. Desde 2015, a marcação de raio-X também foi descentralizada. O cidadão sai do consultório na Unidade de Saúde e se dirige à recepção para agendar o local, data e horário do exame. Já os atestados médicos são emitidos pelo sistema e podem ser validados no Portal da Saúde da Prefeitura.
A Farmácia Comunitária foi totalmente informatizada, melhorando inclusive o espaço físico do local, com painel de senhas, por exemplo, que tem como objetivo otimizar a fila. As farmácias nas Unidades de Saúde estão totalmente integradas com a Farmácia Central, deixando registrado no prontuário do paciente a prescrição do medicamento, a data, a hora e quais foram os remédios retirados, facilitando o controle do tratamento. Além disso, com todos os medicamentos cadastrados no sistema, fica possível rastreá-los a partir do lote e da validade. Sendo assim, caso seja necessário, os produtos que, por algum motivo, se tornam impróprios para o consumo, podem ser retirados rapidamente das prateleiras. Quando um medicamento está próximo do vencimento ele é realocado para outras farmácias, para que seja utilizado antes do prazo, economizando recursos do Município.
HMNH também está informatizado
Quando um hamburguense é internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) ele agora possui prescrição eletrônica, onde o médico avalia o paciente e faz indicação de medicamentos, solicitação de exames de raio-X, análises clínicas e cuidados de enfermagem. Assim que a solicitação é realizada, o sistema automaticamente envia a receita médica para a Farmácia do HMNH, os pedidos dos exames de análises clínicas para o Laboratório Público, que envia um técnico para realizar a coleta onde o paciente está internado, e os exames de raio-X também são requeridos.