Hospital Municipal de Novo Hamburgo com restrição máxima

Com restrição no atendimento na Emergência desde segunda-feira, 19, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) decretou, nesta quinta-feira, 22, alerta de restrição máxima.
Atendendo o dobro da capacidade, a instituição de saúde seguirá o protocolo de classificação vermelha, que significa pacientes em casos de necessidade de atendimento imediato ou em risco de morte. Demais casos, até mesmo os de gravidade moderada, estão sendo encaminhados às UPAs Centro e Canudos ou para as unidades de saúde (UBSs e USFs).
Referência em várias áreas - emergência e urgência, cardiologia, AVC e gestação de alto risco - o HMNH não atende apenas pacientes do município. “Estávamos fazendo todo o esforço para manter o atendimento com portas abertas a todas as situações, mas a situação a cada dia foi se agravando, com a chegada de mais pacientes. Temos limitações de leitos e espaço na Emergência. Todos os leitos estão ocupados”, explica o diretor-presidente da FSNH, Rafaga Fontoura.
Com o alerta de restrição máxima, foi solicitado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para que não enviem pacientes para a Emergência do HMNH. Também as visitas foram restritas a um familiar por paciente. “O foco é atender os pacientes com toda a segurança, ao mesmo tempo ter condições para que os profissionais de saúde consigam desempenhar suas funções”, acrescenta Fontoura.