Hospital Municipal de Novo Hamburgo recebe nova UTI
A área reformada tem 403,85 metros quadrados e passa de 10 para 14 leitos, sendo dois deles de isolamento. Todos os leitos estão de acordo com normas de Vigilância Sanitária, que prevê uma área de, no mínimo, 9 metros quadrados por leito e distância entre leitos de 2 metros. No total, o HMNH passará a contar com 44 leitos de UTI, sendo 24 para adulto e 20 neonatal. Além da troca de piso e de forro e da pintura, a obra promoveu a modernização da infraestrutura da UTI, com réguas de gases adequadas, pontos de oxigênio e de ar comprimido, vácuo clínico, tomadas em número suficiente para equipamentos, iluminação direta e indireta e bandeja para monitor. Sobre cada leito há uma luminária com controle de intensidade de iluminação. Na área coletiva de tratamento, cortinas em material apropriado garantirão a privacidade dos pacientes.
Também foram instalados três lavatórios na área coletiva, lavatórios nos acessos dos isolamentos e mais um próximo ao acesso principal. As esquadrias e bate-macas, que anteriormente eram de madeira, foram substituídas por PVC, para facilitar a higienização. Além disso, todas as instalações (elétricas, hidráulicas e de gases) são embutidas. A climatização é feita por meio de um sistema de ar condicionado geral, adequado as normas para este tipo de unidade.
Os leitos e equipamentos da nova UTI Adulto foram locados pelo Governo do Estado. “Esta é mais uma ação em parceria entre a Prefeitura e os governos federal e estadual para recuperar a estrutura física do Hospital e melhorar as condições de trabalhos e atendimento à população”, explicou o secretário de Saúde, Luis Carlos Bolzan. Representando o governo estadual, o secretário da saúde adjunto, Elemar Sand, participou da inauguração e lembrou da recente visita à cidade e da inauguração da Unidade Andorinha do HMNH, que aconteceu em julho. “É a segunda vez que venho a Novo Hamburgo em menos de dois meses. Já estou me sentindo em casa e queremos continuar colaborando para a realização destas melhorias”, citou.
Revitalização do Hospital Municipal
De acordo com a diretora presidente da FSNH, Simone Zucolotto, dos mais de 8 mil metros quadrados de área do Hospital Municipal, quase 50% já foi revitalizada de acordo com as normas que preconizam o atendimento humanizado. Os próximos locais que serão reformados são o Centro Obstétrico e a UTI Neonatal, que já estão em obras, e o Bloco Cirúrgico e a Unidade de Internação Cirúrgica. “Estamos inaugurando uma unidade hoje e as reformas seguem sendo realizadas em outras partes do Hospital. As obras não param e seguimos as melhorias sem interromper o atendimento à comunidade”, explica Simone.