Ginásio do Rincão recebe melhorias e anúncio do PELC-NH

Publicada em 29/06/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Comunidade comemorou o anúncio da continuidade do PELC-NH e entrega de melhorias no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto. - Foto: Bruna Provenzano
Uma ação três em um. Assim o prefeito Tarcisio Zimmermann definiu a entrega de melhorias do Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto realizada na tarde de sexta-feira, dia 29 de junho. Além da reforma da estrutura física, o tradicional espaço de recreação e prática de esportes no bairro Rincão recebeu um Telecentro, espaço que oferece o uso gratuito de computadores com acesso à internet. E para fechar a trinca de ações, foi anunciada a retomada das ações do Programa Esporte e Lazer na Cidade em Novo Hamburgo (PELC-NH), que a partir de agora será realizado com investimentos do próprio Município.

Centenas de pessoas que participam das ações realizadas pelo PELC-NH em diversos núcleos da cidade foram até o bairro Rincão para acompanhar o reinício das atividades e a entrega das reformas realizadas no ginásio, que também é utilizado pela União Jovem do Rincão (UJR). Foram investidos R$ R$ 144.559,08 na obra promovida pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos (SEMOPSU) e Educação e Desporto (SMED). Além da reforma do piso e dos vestiários e banheiros, foi feita a troca de lâmpadas e vidros quebrados, concerto do telhado e pintura interna e externa.

O evento também marcou o início do funcionamento do 14º Telecentro instalado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) desde 2009. O laboratório fica em uma sala do ginásio e conta com 11 computadores e uma impressora. No espaço, a comunidade poderá utilizar as máquinas para produzir e editar textos, tabelas e imagens além de fazer pesquisas na internet. “Até o final do ano esperamos ter 21 Telecentros na cidade e contemplar todos os bairros. Estes espaços são para as pessoas de todas as idades. Também estou muito feliz de poder entregar estas melhorias que nós podemos chamar de três em um”, destacou Tarcisio.

PELC será mantido com verbas municipais

O momento mais aguardado foi o anúncio da continuidade das ações do PELC-NH. Até maio de 2012 o programa era mantido em parceria com o Governo Federal. Após este período, a Prefeitura passou a subsidiar o projeto, dando continuidade aos atendimentos de esporte e lazer em oito núcleos espalhados na cidade. “O PELC não vai parar. Este foi um pedido feito pela comunidade de forma muito educada e eficaz e por isso vamos continuar realizando o programa”, destacou o titular da SMED, Alberto Carabajal.

A ação beneficiará mensalmente cerca de mil hamburguenses. Em oito núcleos da cidade são desenvolvidas atividades como ginástica, musculação, aulas de violão, step, beleza e saúde, dança aeróbica e tradicionalista e teatro. “O PELC é muito importante para as pessoas da minha idade porque nos motiva a sair de casa e interagirmos com outras pessoas. Isso estimula nossa autoestima e nos faz mais felizes”, declarou Vera Ferreira, representando os participantes do programa.