FSNH promove 1º Encontro Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde

Com o objetivo de promover o encontro e capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a Prefeitura, por meio da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) promoveu o 1º Encontro Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde. O evento aconteceu durante toda a quarta-feira, dia 14 de dezembro, na Sociedade Palestrina, e contou com a presença dos 200 agentes de saúde que percorrem todos os bairros da cidade.
O diretor-presidente da FSNH, o médico Leandro Minozzo, apontou que momentos como esse são importantes para que haja integração das equipes e troca de experiências. “Num encontro como esse, conhecermos os colegas de trabalho. Valorizo muito o trabalho dos agentes comunitários, que visitam as casas das comunidades que mais precisam aqui em Novo Hamburgo”, falou Minozzo. A diretora de saúde, Vera Campagnoni, representou a Secretaria de Saúde (SMS) no evento.
Dois dos agentes mais antigos do quadro da FSNH estavam presentes no evento e comentaram sobre a importância desse primeiro encontro. Elisandra do Amaral Rosa, 42 anos, trabalha há 15 na posição e reforça que essa é uma forma de conhecer os colegas e se atualizar. “Quando comecei, sete agentes faziam o trabalho da cidade inteira, agora são duzentos. O agente promove a saúde preventiva e a proteção à saúde, evitando que a população adoeça”, definiu Elisandra. Agente desde 1998, Jesus Tavares Guimarães, 54, comenta que é uma forma de avaliar os pontos negativos e positivos e o método de trabalho. Guimarães considera que os agentes realizam uma forma de acolhimento diferenciado. “É um trabalho preventivo. Nós orientamos e conscientizamos sobre a prevenção”, destacou.
Durante a manhã ocorreram palestras, uma, ministrada pela Diretora de Governo Eletrônico, Tatiane Souza, abordou o E-SUS, e outra, com o diretor-presidente da FSNH, falou sobre o trabalho. A programação para a tarde contou com oficinas e dinâmicas em grupo, elaboradas pelos funcionários da Fundação.