FSNH lança campanha de 70 anos do Hospital

A manhã de quinta-feira, dia 10 de novembro, foi escolhida para lançar a Campanha de 70 anos do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), o maior hospital público do Rio Grande do Sul. A ideia, apresentada na futura Casa da Gestante, é comemorar o aniversário durante um ano, de novembro de 2016 até novembro de 2017, com programas de valorização dos servidores, ações beneficentes e divulgação de informações. O diretor-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), o médico Leandro Minozzo, foi quem apresentou o projeto e seus objetivos à comunidade. “Temos que aproximar o Hospital das pessoas. Esse Hospital é de todos nós”, comentou. A primeira-dama, Jorgia Seibel, parabenizou a iniciativa e desafiou os hamburguenses a participarem dessa campanha. “Nossa comunidade é muito solidária e se todos se unirem esse projeto será um sucesso”, falou.
A campanha conta com três eixos principais: valorização dos funcionários, arrecadação de recursos financeiros e a aproximação do Hospital da comunidade. Para viabilizar os 70 anos do HMNH serão organizadas reuniões de trabalho que definirão os próximos passos da campanha. Uma das ideias, que já está em andamento, é criar uma comissão organizadora. Foram levantados também alguns eventos que poderão ser realizados para angariar fundos, principalmente em parceria com empresas hamburguenses. Para aproximar o hospital da comunidade, a ideia é investir na participação em reuniões de entidades da classe médica, realizar atividades com prefeituras e entidades dos municípios atendidos pelo hospital e buscar maior presença do Conselho Municipal de Saúde dentro da instituição.
Um dos eixos mais significativos dessa campanha é a valorização dos funcionários. A Fundação conta com 1920 colaboradores, sendo a maior empresa pública municipal da cidade. Dos funcionários, 88% do quadro é composto por concursados. A partir da nova gestão, que começou em agosto deste ano, a equipe diretiva está se tornando mais próxima dos funcionários, o que já está apresentando resultados. O projeto quer focar em programas de melhoria na qualidade de vida e no ambiente de trabalho saudável, qualificando o serviço de atendimento ao trabalhador do HMNH e completar a reestruturação da gestão do hospital.
Dois dos colaboradores mais antigos do quadro do Hospital estavam presentes no lançamento e deram seu depoimento para motivar os outros colegas. A supervisora de rouparia, Tereza Suenilda Santos Vieira, tem 63 anos e trabalha há quase 43 anos na instituição e mostrou satisfação em trabalhar no local. “É muito grato trabalhar em uma casa de saúde e aqui é um local muito agradável para todos nós”, comenta. O médico obstetra Osmar Razzollini Correa, 74, trabalha há 45 anos no HMNH e brincou lembrando de toda a dedicação que oferece ao HMNH. “Eu moro aqui e faço plantão em casa”, disse.
A ampliação do Hospital e a melhora no atendimento também foram abordados durante a apresentação. Agora, o HMNH conta com 266 leitos e cerca de 1.000 internações por mês. O objetivo é reduzir o tempo das internações e aumentar a rotatividade, além de melhorar sempre o atendimento. Outro objetivo trazido por Minozzo para melhoria do Hospital e, consequentemente, marcar a passagem do aniversário da instituição, é melhorar a imagem do HMNH perante a comunidade. “O jeito que os hamburguenses veem o hospital é um legado que precisamos mudar”, analisou. A ideia é explicar e deixar claro para a comunidade, no geral, as principais funções da entidade e o seu funcionamento.
O Hospital de Novo Hamburgo
Inaugurado em 1947, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo atende a cidade e toda a região. Nos últimos anos, a estrutura ganhou investimentos inéditos, aumentando seu espaço, complexidade e qualificando equipamentos e ampliando as equipes. Atualmente a casa de saúde hamburguense é o maior hospital com leitos/SUS do interior do Estado e tornou-se referência em Neonatologia, recebendo até 300 internações/ano na UTI Neonatal.