FSNH comemora mais um ano de conquistas

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) comemora o fechamento de mais um ano de realizações e resultados positivos. Desde sua criação em 2009, a FSNH tem se destacado na gestão de saúde pública, levando benefícios a milhares de cidadãos do município e da região. Entre os números, destaca-se a contratação de 67 novos funcionários entre julho e novembro deste ano, totalizando 1.941 trabalhadores, desses 90% concursados. Outro crescimento importante é o número de leitos no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), que saltou de 190 em 2010, para 266, desde 2014. O atendimento ainda é ampliado graças a programas que desenvolvem o atendimento de pacientes em outros espaços, como o Melhor em Casa, desenvolvido desde 2009 na cidade, e que oferece acompanhamento médico nas casas de pacientes que estiveram internados no HMNH. O programa aumenta a capacidade de atendimento da rede de saúde no município em aproximadamente 90 leitos.
Deve-se destacar o crescimento dos incentivos estaduais e federais para o Hospital graças aos projetos realizados, que aumentaram de 285% entre 2012 e 2016, e dos investimentos em obras conquistados, superior a R$ 40 milhões, com mais de R$ 10 milhões em contrapartida da Prefeitura. A parceria do Hospital Municipal com o curso de Medicina da Universidade Feevale conquistado oficialmente este ano, é outra das realizações que é comemorada pela FSNH. “Foi um ano de muitas conquistas para a Fundação, e todos merecem reconhecimento por elas. A saúde é uma área muito complexa, só um trabalho conjunto constrói resultados como os nossos”, destacou o diretor-presidente da FSNH, o médico Leandro Minozzo.
Qualificação e bem-estar
Ao longo do ano, foram ampliados significativamente os espaços de qualificação e atualização do quadro profissional, com o objetivo de melhorar os processos de trabalho e a qualidade da atenção e cuidado em saúde. Até setembro, foram realizadas 606 ações educacionais, totalizando 1.928 horas e uma média de 1.314 participantes/mês. O Programa Bem-Estar Para Bem Cuidar, em funcionamento desde o ano de 2012, é outra iniciativa que busca melhorar as condições de trabalho, bem como o engajamento dos funcionários. A ação foi planejada para implementar práticas sistemáticas e ações de cuidado voltadas à promoção e manutenção do bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores da FSNH. Atualmente, o programa conta com diversas atividades como atendimento de quiropraxia, fisioterapia, oficinas de cuidados posturais e alongamentos orientados, massagens, oficinas de dança, ações de prevenção e combate ao estresse, campanha de combate ao tabagismo, campanha de imunização, programas de prevenção e promoção da saúde da mulher e saúde do homem, natal solidário e outros eventos comemorativos. No ano de 2016, mais de 900 trabalhadores participaram das atividades promovidas pelo Programa Bem-Estar Para Bem Cuidar.
Formação de profissionais
No processo de integração entre ensino e serviço, a FSNH oferece programas próprios de Residência Médica, credenciados pelo MEC, nas áreas de Clínica Médica, Medicina Intensiva e Neonatologia. Atualmente a organização conta com três residentes em Clínica Médica. Já na área multiprofissional, a Fundação mantém programas de Residência em Saúde em parceria com a Universidade Feevale (Urgência e Trauma, Saúde da Família e Saúde Mental) e com o Grupo GHC (Saúde da Família e Comunidade). Atualmente são 30 residentes multiprofissionais entre enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia. De acordo com diretor-presidente da FSNH, as parcerias firmadas com as instituições de ensino superior e técnico têm priorizado a realização de pesquisas e produções científicas, estágios curriculares e práticas supervisionadas. “No ano de 2016, houve a inserção de 686 futuros profissionais nos serviços de saúde da FSNH e foram realizadas 45 atividades de pesquisas e/ou produções científicas” afirmou Minozzo.
Mais próximo da comunidade
Em 2016, uma das prioridades da FSNH foi aproximar-se da comunidade. Para isso, parcerias com a Secretaria de Educação (SMED) e Universidade Feevale foram firmadas, foi mantido um estande fixo na FENAC, e organizada um mostra fotográfica itinerante sobre o Hospital Municipal. As redes sociais também foram utilizadas para essa aproximação, bem como para captar voluntários em diversas áreas. Buscou-se também maior participação do Conselho Municipal de Saúde dentro da instituição e a realização de atividades com prefeituras e entidades dos municípios atendidos pelo HMNH. Ainda, buscando estender o balanço à comunidade, a Fundação o promoveu uma pesquisa de satisfação para medir a qualidade do atendimento da FSNH e do Hospital. O índice de qualidade da FSNH ficou em 69 e o HMNH foi avaliado com índice de excelência, de 79. Dentro do Hospital, destacaram-se a UTI Neonatal e o Centro Obstétrico, que foram os setores melhores avaliados, além da emergência e das UTI Adulto. “Provavelmente a impressão do atendimento no hospital tenha sido influenciada por uma surpresa nos pacientes com a resolutividade do serviço ou percepção de melhora na estrutura encontrada”, comemora Minozzo.
A Fundação
Criada há sete anos, através da Lei Municipal 1.980/2009, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) tem a finalidade de manter e prestar ações e serviços de saúde, nos níveis de atendimento hospitalar e ambulatorial, incluindo atenção básica, com promoção, prevenção e proteção da saúde coletiva e individual. A FSNH também proporciona a formação profissional e educação permanente na área da saúde pública, além de prestar serviços em demais atividades relaciona à área, atuando exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão é vinculado à Secretaria de Saúde (SMS) que determina diretrizes, políticas, ações e serviços de saúde e os requisitos do contrato de gestão e convênios que regulam a prestação dos serviços.