Formatura celebra conclusão do Ensino Fundamental de jovens e adultos

O esforço de cerca de 100 jovens e adultos de Novo Hamburgo que decidiram retomar os estudos foi recompensado na noite de quinta-feira, 13 de julho. Acompanhados por familiares, amigos e professores, eles participaram da cerimônia de formatura do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A solenidade organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SMED), aconteceu no Salão de Atos da Universidade Feevale e reuniu estudantes de cinco escolas municipais.
A cada nome chamado para subir ao palco e receber o certificado e os cumprimentos das autoridades, a plateia respondia com aplausos, sorrisos e demonstrações de orgulho. Saudando pessoalmente a cada um dos formandos, a prefeita Fátima Daudt lembrou da época em que também precisou dividir o tempo entre estudos e trabalho. “Sei do esforço que é preciso fazer para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Por isso, quero dizer que a formatura de vocês é motivo de orgulho para todos nós”, destacou a chefe do executivo em seu pronunciamento.
A cerimônia celebrou a conquista de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Arnaldo Grin (em parceria com a EMEF João Baptista Jaeger), Elvira Brandi Grin, Eugênio Nelson Ritzel e Sen. Salgado Filho. “Desejamos que vocês não parem por aqui, que sigam em frente com determinação e vontade. Nesta noite, comemoramos mais do que a conclusão desta etapa, mas cada um dos desafios que foram superados por vocês e pelas famílias nesta caminhada”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli, que lembrou que instituições da cidade também oferecem o Ensino Médio nesta modalidade.
Uma das formandas mais aplaudidas foi Neusa Maria Ferreira Cardoso, que concluiu o Ensino Fundamental aos 63 anos de idade. “Vou sentir muita falta da escola. As professoras são muito queridas e a gurizada sempre me ajudou quando eu tinha dificuldades”, contou a moradora do bairro Rondônia que precisou parar de estudar aos 14 anos.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo contam com cerca de 600 estudantes matriculados na EJA, que garante a oportunidade de retorno aos estudos. As aulas são destinadas a pessoas com mais de 15 anos.