Femictec destaca iniciação científica e experimentação

Publicada em 22/09/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Estudantes, professores e autoridades acompanharam a cerimônia de abertura da 5ª Femictec - Foto: Bruna Provenzano

As investigações e projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos e professores das Escolas Municipais de Novo Hamburgo podem ser conhecidas durante a 5ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica, a Femictec. Na tarde de quinta-feira, 21 de setembro, foi realizada a cerimônia de abertura do evento promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (SMED). A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Antônio Fagan, da secretária de Educação, Maristela Guasselli, além de outras autoridades. “É um orgulho para cidade saber que o nosso futuro está em trabalhos e projetos apresentados nesta feira”, destacou Fagan. A Femictec acontece até sábado, dia 23, na Fenac (entrada pela Rua Araxá). A visitação é gratuita.

Neste ano, houve recorde no número de inscritos. Serão, ao todo, 196 trabalhos. Cerca de 680 crianças e jovens apresentarão seus projetos durante os três dias de feira. “Nestes momentos, as escolas podem mostrar parte do trabalho desenvolvido, compartilhando com a comunidade suas investigações e descobertas”, afirmou Maristela que também destacou a importância do trabalho dos professores ao apostarem nos alunos e na construção do conhecimento.

O objetivo da feira é promover a pesquisa e a investigação nas salas de aula, desde a Educação Infantil, introduzindo métodos científicos nas escolas. Para definir os projetos que estarão na Femictec, as escolas realizaram, entre os meses de julho e setembro, suas próprias feiras de iniciação científica e tecnológica. Os temas são variados e têm relação direta com a comunidade onde estão inseridas as escolas e o interesse dos estudantes.

Quem passeia pelos corredores que abrigam as pesquisas encontra dados e informações que vão desde as lendas brasileiras até curiosidades de países como o Japão. Também ganham destaque os trabalhos que abordam temas da Educação Fiscal e Financeira. Neste ano, a SMED ofereceu às escolas municipais o transporte até a Fenac para que visitem a Femictec. “Eu gostei de muitos trabalhos que eu vi, especialmente sobre a história da escrita”, conta a jovem Sara Daniela da Silva, 12 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elvira Brandi Grin, que acompanhou o primeiro dia de apresentações.

Brincar heurístico

As escolas de Educação Infantil participam da Femictec com uma nova proposta. Além da apresentação de trabalhos científicos, as crianças de 0 a 3 anos realizarão experiências durante a feira no espaço destinado aos Processos heurísticos de bebês e crianças bem pequenas. O local abriga as salas de Instalações sonoras, Linguagens expressivas, Brincar heurístico e Elementos da Natureza. Nestes ambientes, as crianças e até bebês podem investigar e aprender por meio de vivências e experimentação.

Destaque

A partir da observação dos 115 avaliadores convidados pela comissão organizadora, serão definidos os 30 trabalhos que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, evento realizado pela Fundação Liberato e que acontecerá em outubro. Serão selecionados 20 trabalhos de Ensino Fundamental e 10 de Educação Infantil. Os destaques serão conhecidos na cerimônia de premiação marcada para sábado, dia 23, às 10h, também na Fenac.

Programação paralela

Além da apresentação de pesquisas, outras atividades compõem a programação da V Femictec. Na sexta-feira, 22, acontece a 3ª Olimpíada Municipal de Scratch. A competição reunirá estudantes do 5º ao 9º ano das escolas da cidade e terá como objetivo a utilização desta linguagem de programação gráfica. Os estudantes que visitarem a 5ª Femictec também poderão participar de alguma das seis oficinas: Encantos literários; Humm! É Saudável e gostoso!; Sombras; Arte na feira; Parcão Revitalizado: muito estudo e lazer e A Roda: Orientações para boas práticas no trânsito

Números da 5ª Femictec

85 Escolas Municipais

2 escolas convidadas

680 alunos inscritos

222 professores orientadores

196 projetos inscritos

115 avaliados

65 feiras internas nas escolas

Oficinas:

6 temáticas

24 sessões

720 alunos envolvidos

Programação da 5ª Femictec

Sexta-feira, 22 de setembro

8h – Início da visitação

8h30 – 3ª Olimpíada Municipal de Scratch

17h – Fechamento

Sábado, 13 de setembro

8h – Início da Visitação

10h – Cerimônia de Premiação

Galeria da notícia