Estudantes recebem computadores

Publicada em 05/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Cerca de 160 computadores foram entregues aos estudantes da Escola Municipal Marcos Moog. - Foto: Bruna Provenzano
A manhã de terça-feira, dia 5 de julho, foi de comemoração para pais, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcos Moog. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias de Educação e Desporto (SMED) e Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), entregou laptops para cada uma das cerca de 160 crianças que estudam na instituição. Os equipamentos são do MundiNHo, como foi chamado na cidade o programa Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido pelo governo federal e que prevê que todos os professores e estudantes do Ensino Fundamental tenham um computador portátil.

Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, que aproveitou a oportunidade para destacar as possibilidades de trabalho e aprendizagem com o uso das máquinas. “O mundo está muito próximo de vocês. Com os computadores é possível se comunicar com o mundo de forma imediata”, ressaltou. Durante a cerimônia, o secretário da SMED, Alberto Carabajal, falou sobre o momento histórico na educação do Município, que há 25 anos iniciou a implantação de computadores como ferramentas pedagógicas. “Hoje é um dia que vai ficar na história da cidade. Pela primeira vez uma escola recebe computadores para cada um dos seus alunos. É um importante passo para o ensino”, resumiu.

Os professores da Escola Marcos Moog, assim como os educadores da Escola Pres. Getúlio Vargas, que também faz parte do projeto piloto na cidade, receberam os equipamentos em março deste ano. Eles também participam de um curso de formação desenvolvido pelo pela equipe do Núcleo de Tecnologia da UFRGS e pelo Centro de Preparação e Iniciação à Ciência da Informática de Novo Hamburgo (CEPIC/NTE). Durante o curso, que tem duração de 200 horas, são trabalhadas questões técnicas e pedagógicas sobre o uso dos computadores com os alunos.

Prefeitura investiu R$ 100 mil em infraestrutura

Para que os estudantes possam utilizar todas as possibilidades que o equipamento oferece, também foi realizada uma série de melhorias na estrutura da escola. Todas as salas de aula têm agora tomadas suficientes para que os computadores sejam recarregados e a instituição conta com um servidor e acesso à internet sem fio em todas as dependências como biblioteca, pátio e salas de aula. Nas duas instituições, o investimento da Administração foi de cerca de R$ 100 mil. “Foi realizado um grande esforço para que esta estrutura fosse montada e que os estudantes das escolas possam usufruir da melhor forma dos computadores”, explicou a titular da SETID, Márcia Schuller.

A aluna Andressa Cunha dos Santos, 10 anos, foi uma das primeiras a receber o computador. “Com ele vou fazer os trabalhos que os professores pedirem e vai ajudar muito na hora de fazer pesquisas”, planeja a menina. Cada estudante poderá levar o equipamento para casa, inclusive nos finais de semana. Para isso, os responsáveis pelas crianças devem assinar um termo de compromisso que dispõe sobre os cuidados e conservação da máquina. Os computadores são destinados exclusivamente às ações educativas e não têm valor comercial.