Estudantes e escolas municipais se preparam para recesso

Publicada em 15/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Mural da escola Imperatriz Leopoldina serve de inspiração para que alunos e professores aproveitem o período de recesso escolar - Foto: Bruna Provenzano
A partir de segunda-feira, dia 18 de julho, a rotina da jovem Natalia Seider Trindade, 11 anos, mudará. Durante o período de recesso escolar, ela vai aproveitar para brincar e visitar a prima, que mora em outra cidade. “Estou com saudades dela e nas férias vamos poder ficar juntas”, comenta a menina. Isso porque ela e outros 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo estarão de recesso até o dia 31 de julho, conforme previsto no calendário escolar da Secretaria de Educação e Desporto (SMED).

Durante estas duas semanas, alunos e professores poderão dedicar o tempo ao descanso, estudo e convívio com a família. Já alguns espaços receberão pequenos reparos, como é o caso da Escola Municipal Imperatriz Leopoldina, que fica no bairro Ideal. Lá serão feitas rampas de acesso além de reformas na pracinha e no jardim. “É um importante período de reorganização para o segundo semestre. Colocamos inclusive uma mensagem no mural para que sirva de inspiração para alunos e professores”, conta a diretora da instituição, Cláudia de Oliveira.

Escolas de Educação Infantil atenderão crianças durante o período

As escolas de Educação Infantil permanecerão abertas durante o recesso e atenderão aos alunos conforme a necessidade das famílias. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), juntamente com os diretores das escolas, organizou as orientações de trabalho. Para garantir este atendimento às crianças, as equipes de trabalho das escolas receberão o auxílio de professores de outras instituições. Conforme o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, esta era uma solicitação antiga. “Os alunos de Educação Infantil cujas famílias necessitem serão atendidos normalmente durante este período”, afirma.

Projetos realizarão atividades

Durante o recesso escolar, alguns dos projetos desenvolvidos pela SMED atenderão à comunidade:

Segundo Tempo – Entre os dias 18 e 22 de julho, professores e monitores do programa participarão de formações pedagógicas durante o turno da manhã. Já no período da tarde, os 40 núcleos que existem na cidade realizarão atividades para os alunos e comunidade em geral. Entre os dias 25 e 29 de julho não serão realizadas atividades.

Escola Aberta – Das 25 escolas municipais onde o programa Escola Aberta é realizado em Novo Hamburgo, apenas três não realizarão atividades durante o mês de julho. O programa realiza centenas de oficinas, cursos e também possibilita a inclusão digital e o desenvolvimento, fazendo com que a população tenha acesso a computadores e cursos de geração de renda.

PELC – Os professores do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) aproveitarão o período de recesso para realizarem formação pedagógica e divulgarem as ações do programa nos bairros da cidade.