Estudantes debatem sustentabilidade e consumo consciente
Durante os três dias da mostra, a expectativa é de que 5,3 mil alunos de quase 40 escolas municipais da cidade participem da atividade. O Planeta do Saber é composto por dois espaços diferentes. O Espaço Ciência é uma tenda com experimentos científicos e maquetes ilustrativas onde o público aprende sobre geração de energia, o ciclo da água, mobilidade e descarte de lixo. Já o Teatro Multimídia apresenta uma encenação que promove a reflexão sobre a situação atual do planeta.
Entre os mais de 700 alunos que foram ao Planeta do Saber na manhã de terça-feira, dia 17 de julho, estava o jovem João Antônio Escobar Rozendo, de 11 anos. Estudante do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Boa Saúde, ele acompanhou atentamente as apresentações. “O que eu mais gostei foi da maquete sobre a energia elétrica. Aqui eu aprendi que se a gente não cuidar da água, ela vai terminar”, garante.
Para preparar os estudantes para a visita, professores das escolas municipais participaram do Seminário AES Sul na Comunidade – São Leopoldo, realizado na Unisinos em maio. “Experiências como esta contribuem para a sensibilização de professores e estudantes para uma prática cada vez mais sustentável”, destacou a assessora em Ciência da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), Adriana Rovêda Cornéllius.