Estudantes comemoram Dia do Enxadrista com circuito de xadrez

Publicada em 01/06/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Cerca de 60 estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram do circuito de xadrez - Foto: Bruna Provenzano

Reunir estudantes de diferentes escolas municipais para jogar várias modalidade de xadrez foi a maneira com a qual Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo comemorou o Dia Mundial do Enxadrista. Organizado a partir do projeto Além do Xeque Mate, o evento contou com a participação de 60 crianças e jovens e foi realizado na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo durante a quarta-feira, dia 31 de maio. A iniciativa integrou a programação da 2ª Semana Municipal do Brincar e o Dia do Desafio.

Concentrados em seus tabuleiros de jogos, os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar diferentes modos de jogo. Planejado pela professora Cidonia Busatta, assessora de matemática e responsável pelo xadrez da SMED, o circuito foi composto por cinco estações do jogo: Rotativo, Blitz, Gigante, Batalha de Peões e Australiano. “São diferentes maneiras que fazem com que os estudantes exercitem o raciocínio e a concentração além de interagirem com colegas de outros bairros da cidade”, explica a professora.

Antes do início dos jogos, a secretária de Educação, Maristela Guasselli, conversou com estudantes e professores. “Sabemos dos benefícios do xadrez para o desenvolvimento de crianças e jovens e, por isso, incentivamos a prática nas escolas da Rede Municipal de Ensino e a realização de eventos como este”, destacou. Aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Getúlio Vargas, a jovem Manoela Flores, 12 anos, joga xadrez desde os 8. “Eu comecei a jogar quando era bem nova e sigo até hoje. Ajuda bastante na concentração”, comenta.

Estações do circuito de xadrez:

Xadrez Rotativo: em 20 tabuleiros dispostos em fila, os estudantes jogam durante cinco minutos em cada mesa. Com a troca, passam a jogar no cenário de jogo deixado pelo colega anterior.

Xadrez Blitz: o tempo de cada partida é limitado em 10 minutos, com uso do relógio.

Xadrez Australiano: é jogado em dupla e com dois tabuleiros. Quando um jogador captura uma peça, ele passa para o parceiro colocar no seu tabuleiro de jogo, valendo jogada.

Xadrez Gigante: segue as regras tradicionais do xadrez em um tabuleiro e com peças gigantes.

Xadrez Batalha de Peões: é uma versão simplificada do jogo tradicional em que são colocados no tabuleiro apenas os peões e os reis.

Galeria da notícia