Estudantes começam a usar computadores portáteis

Os professores da instituição, assim como os educadores da Escola Pres. Getúlio Vargas, que também faz parte do projeto piloto na cidade, receberam os equipamentos em março deste ano. Eles também participam de um curso de formação desenvolvido pelo pela equipe do Núcleo de Tecnologia da UFRGS e pelo Centro de Preparação e Iniciação à Ciência da Informática de Novo Hamburgo (CEPIC/NTE). Durante o curso, que tem duração de 200 horas, são trabalhadas questões técnicas e pedagógicas sobre o uso dos computadores com os alunos.
Para que os estudantes possam utilizar todas as possibilidades que o equipamento oferece, também foi realizada uma série de melhorias na estrutura da escola. Todas as salas de aula têm agora tomadas suficientes para que os computadores sejam recarregados e a instituição conta com um servidor e acesso à internet sem fio em todas as dependências como biblioteca, pátio e salas de aula.
Alunos já conhecem equipamento
Os colegas João Vitor Gerhardt, 11 anos, e Gabriel Celistre Kleemann, 10, estão contando as horas para que chegue o dia 5 de julho. “Eu vou pesquisar coisas da internet, tirar fotos, fazer trabalhos e jogar”, conta João, que já conhece alguns dos recursos disponíveis no computador. Assim como ele, todos os alunos da escola já tiveram contato com o equipamento dos professores e sabem também da responsabilidade para a conservação da máquina. “No final do ano vamos devolver para a escola, então temos que cuidar para não cair e não molhar”, explica Gabriel. Cada estudante poderá levar o equipamento para casa, inclusive nos finais de semana. Para isso, os responsáveis pelas crianças devem assinar um termo de compromisso que dispõe sobre os cuidados e conservação da máquina.
Sobre o programa:
O programa UCA tem como objetivo ser um projeto educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. Em 2010, cerca de 300 escolas públicas de todo o País foram selecionadas para compor a iniciativa, na qual são disponibilizados laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Em Novo Hamburgo, o projeto vai beneficiar 474 alunos e 40 educadores. Além da Escola Marcos Moog, a Escola Pres. Getúlio Vargas também faz parte do projeto inicial. As duas instituições foram escolhidas de acordo com critérios de número de estudantes e localização geográfica.