Escolas municipais receberam artesanato indígena

Publicado em 07/10/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:56
teste
Kits com o artesanato indígena são compostos por cerca de 20 peças
Crédito
Bruna Provenzano

As escolas municipais de Novo Hamburgo contam com um novo recurso entre seus materiais pedagógicos. A partir da parceria entre a Secretaria de Educação (SMED) e a Fundação de Amparo à Pesquisa Universitária (FAPEU), as escolas hamburguenses receberam peças de artesanato produzidas pelos índios Mbyá Guarani e distribuídos por meio de uma ação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como diminuição e compensação dos impactos causados pela duplicação da BR-116 no estado.

Os kits são compostos por cerca de 20 peças e foram destinados a todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que têm turmas de pré-escola. Oportunizar que bebês e crianças tenham contato com a cultura indígena faz parte da proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é valorizar a diversidade e sensibilizar sobre a importância do patrimônio material indígena e a valorização da produção artesanal.

O artesanato Mbyá-Guarani é composto por: cestarias, que são feitas com taquara, em diversas forma e tamanhos; esculturas em formato de animais silvestres, confeccionadas utilizando, principalmente, o pau leiteiro; e adornos, como colares e pulseiras produzidas com sementes nativas dos remanescentes de matas.