Escola Municipal de Arte comemora 30 anos

Publicada em 27/05/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Na terça-feira, 31 de maio, a Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão realizará o Seminário de Arte para Alunos. O evento faz parte da Semana de Aniversário da Escola, que comemora 30 anos em 2016. Durante o dia, além de seminários, serão realizadas oficinas abertas aos familiares dos estudantes. A Escola Municipal de Arte fica no Centro Municipal de Cultura Dr. Parahim Pinheiro Machado Lustosa, na Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66, no 4º e 5º andares. O espaço é mantido pela Prefeitura de Novo Hamburgo a partir da Secretaria de Educação (SMED).

A programação segue na quarta-feira, dia 1º de junho, às 16 horas, com a abertura da Exposição Olhares e Memórias, composta por cartões-postais criados pelos alunos de Artes Visuais, em 2015, inspirados na obra do Carlão. Parte da exposição estará no Polo Santo Afonso, na Praça da Juventude, e outra no Polo Liberdade, na EMEF Darcy Borges de Castilhos. A Semana de Aniversário vai até o dia 5 de junho. A Escola de Arte trabalha com Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e estudos sobre a Cultura afro-brasileira. Podem participar dos cursos crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos, e cerca de 700 alunos passam anualmente pela Escola.

Além do Polo do Centro, a Escola tem também outros sete polos: Boa Saúde, na Praça CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados (Rua do Bosque, s/nº); Canudos, na EMEF Ver. Arnaldo Reinhardt (Rua Ângelo Provenzano, 705); Diehl, EMEF Eugênio Nelson Ritzel (Rua da Conquista, 411); Liberdade, na EMEF Darcy Borges de Castilhos (Rua Tabatinga, 430); Lomba Grande, na Casa da Lomba (Rua João Aloysio Allgayer, 1625); Roselândia, na EMEF Francisca F. P. Saile (Rua Benjamin Altmeyer, 249); Santo Afonso, na Praça da Juventude (Rua Honduras, 150, esquina com a Rua Boston)

História

O antigo Atelier Livre Municipal nasceu em 29 de maio de 1986 como um projeto extraclasse para as crianças da Rede Municipal. A idealização deste projeto foi do então Secretário de Educação, Ernest Sarlet e das professoras Marina Penz Garbarino e Silvia Klein. Após cinco anos de funcionamento os cursos passaram a atender a comunidade em geral, não só a Rede.

Em 2014, 28 anos após a criação, o Atelier foi transformado em Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira - Carlão. O nome é em homenagem ao artista plástico hamburguense Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão, morto em 2013, e, além de destacar os importantes momentos da arte hamburguense que tiveram a participação de Carlão, é decorrente dos anos em que, como funcionário público, ele atuou no Atelier Livre até a aposentadoria.