Entidades da Educação se reúnem para debater resolução do MEC

Publicada em 21/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Representantes de instituições de educação se reuniram com a Secretaria de Educação e Desporto para debater resolução do MEC. - Foto: Renata Arteiro
Na terça-feira, 21 de junho, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), instituições de educação privadas e públicas e universidades da região. O encontro serviu para discutir e pensar ações coletivas sobre a nova resolução do Ministério da Educação (MEC) para que as escolas não reprovem os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, criando um ciclo de alfabetização. Assim como várias cidades da região, Novo Hamburgo poderá implantar a norma ainda no segundo semestre deste ano.

De acordo com o secretário de Educação e Desporto de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, esta é a primeira reunião de articulação, onde se pretende criar uma comissão para tratar do assunto. “É preciso tratar deste assunto com cuidado. Não é simplesmente cumprir e pronto. Precisamos pensar de forma estratégica e pedagógica, montando um plano de ações para um trabalho forte na alfabetização e no letramento, questões das sérias iniciais. Do contrário, poderemos prejudicar as crianças quando elas passarem para os próximos anos que podem reprovar”, relatou. Nesta reunião foi criada uma comissão para tratar do tema, e o próximo encontro acontece no dia 9 de agosto, às 13h30.