Encontro reunirá educadores do Programa Saúde na Escola

Publicada em 09/05/2014 - Atualizada em 17/10/2024
A organização não-governamental Equipe Voluntária Brasil, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, promoverá na quarta-feira, 14 de maio, um espaço para debate sobre os métodos de abordagem da sexualidade na adolescência. Destinado a profissionais de assistência social, educação e saúde que desenvolvem trabalhos junto à população jovem, o 6º Encontro de Educadores Papo da Vez ocorrerá das 8 às 17 horas, no Centro de Convenções do Union Hotel, na Rua Lima e Silva, 107, no Centro. Realizado no Município pela terceira vez, o evento ocorrerá em conjunto com o 1º Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE). As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo site www.papodavez.com.br/novohamburgo.

Com o tema Sexualidade na Adolescência, especialistas destacarão a importância das atividades educativas realizadas junto à comunidade escolar, os mecanismos de abordagem do tema em sala de aula, o engajamento de portadores na luta contra o HIV e o protagonismo juvenil na informação transmitida diretamente de jovem para jovem. “A região Sul concentra a maior contaminação em HIV do país e o número de casos em jovens vem crescendo consideravelmente. É preciso mais ações de prevenção junto a esta população”, destaca o diretor-presidente da Equipe Voluntária Brasil, Steffan Nath. Para mais informações sobre o evento, entrar em contato pelo telefone 3066-6300 ou pelo e-mail papodavez@papodavez.com.br.

O PSE

Durante o evento, será apresentado o trabalho realizado pelo PSE em Novo Hamburgo. O Município aderiu ao Programa Saúde na Escola do Governo Federal em 2013, implantando um serviço multissetorial envolvendo profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Educação (SMED) e Saúde (SMS) e da Coordenaria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude). Atualmente o programa conta com cinco pontos de atuação, em uma atividade conjunta entre escolas e unidades de saúde. “Realizamos ações de prevenção, levando os serviços de saúde para dentro das turmas. Nesse primeiro ano realizamos o atendimento regular de 1.150 alunos, mas queremos dobrar esse número no próximo período”, salienta a assistente social Carla Watte, representante da SMED no grupo intersetorial que gere o PSE em Novo Hamburgo.

Programação:

7h30 – Credenciamento

8 horas – Abertura Oficial

8h30 – Mesa redonda: Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva do Adolescente

10h30 – Coffee Break

10h50 – Debate

11h30 – Intervalo para almoço

13 horas – Eventos simultâneos:

- Mesa: Vivendo Positivamente, com Beatriz Pacheco

- Mesa: Como trabalhar a sexualidade em sala de aula

15 horas – Coffee Break

15h20 às 17 horas – Mesa redonda: Protagonismo Juvenil – A informação de jovem para jovem