Encaminhada habilitação para custeio do SUS em Casa

Publicada em 24/04/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Um dos projetos mais importantes realizados pela Prefeitura de Novo Hamburgo, o SUS em Casa, passará a ser custeado pelo Ministério da Saúde. O encaminhamento foi realizado na quarta-feira, dia 24 de abril, em Brasília, por meio do prefeito Luis Lauermann, do secretário da Saúde, Luis Carlos Bolzan, e pela presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Simone Zucolotto. O SUS em Casa realiza atendimento hospitalar na casa dos pacientes. Essa ação poderá receber um aporte financeiro de R$ 50 mil ao mês da União, totalizando R$ 600 mil ao ano.

Segundo o prefeito, resta o Município realizar adequações no projeto enviado para o Ministério da Saúde para que já na nova portaria que será emitida em Brasília o SUS em Casa esteja habilitado a receber verbas federais. “Isso é muito positivo, já que, atualmente, o custeio é feito pelo Município. Teremos mais recursos para manter o projeto, qualificando o atendimento”, destacou Lauermann.

O programa

O SUS em Casa é oferecido aos usuários do Hospital Municipal. Ele é destinado a pacientes que tenham condições de permanecer em suas residências enquanto recebem tratamento e cuidados. O serviço é prestado por uma equipe de profissionais dividida em dois grupos. O primeiro atende todos os casos, formado por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um médico. A outra equipe é de apoio específico para cada caso, contando com uma nutricionista, um farmacêutico, um assistente social, um psicólogo e um terapeuta-ocupacional. Entre os casos mais comuns registrados pelos profissionais estão sequelas provocadas por acidente vascular cerebral (derrame), diabetes, isquemias, amputações e acidentes.