Educação ambiental é tema de publicação em revista internacional

Publicado em 01/09/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:54
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Vanessa é autora do artigo
Crédito
Divulgação/PMNH

A proposta de Educação Ambiental desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo como modelo para outras redes públicas é o que sugere artigo científico publicado na edição mais recente da Revista Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña, periódico científico que divulga pesquisas na área. O texto “Análise da realização de Educação Ambiental em uma rede pública de ensino: contribuições de um modelo permanente e coletivo” foi produzido a partir da tese de doutorado defendida em 2019 pela assessora pedagógica da Secretaria de Educação (SMED), Vanessa Schweitzer dos Santos, e é assinado, também, pelos professores da Universidade Feevale Gabriel Grabowski e Jairo Schmitt. O artigo pode ser conferido na versão digital da revista científica disponível no endereço eletrônico www.halacsolcha.org.

Os resultados apresentados no artigo expressam a importância de desenvolver a Educação Ambiental de modo permanente e coletivo, a exemplo do que acontece nas escolas municipais de Novo Hamburgo por meio do Coletivo Educador Ambiental, proposta da SMED que integra grupo de professores para realização de formações e troca de experiências. “Foi uma experiência muito valiosa, no sentido de divulgar essas ações de educação ambiental, especialmente por serem realizadas numa rede pública de ensino e, diante dos resultados que foram observados, ou seja, que contribuem para a sustentabilidade local das comunidades envolvidas. Assim, a organização da educação ambiental realizada em Novo Hamburgo pode ser inspiração para outros espaços”, comenta Vanessa.