Dia D do Outubro Rosa foi voltado para prevenção e conscientização

Publicada em 14/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O Dia D do Outubro Rosa, que aconteceu no dia 14, sexta-feira, na Praça do Imigrante, foi um sucesso. - Foto: Bruna Pacheco

Com uma mensagem de prevenção, conscientização e alegria, o Dia D do Outubro Rosa, que aconteceu no dia 14, sexta-feira, na Praça do Imigrante, foi um sucesso. Centenas de pessoas passaram pelo local durante todo o dia e puderam aproveitar os serviços gratuitos oferecidos, em uma ação que já se tornou tradicional na cidade. O evento foi viabilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Gabinete da Primeira-dama.

A primeira-dama do Município, Jorgia Seibel, lembrou da importância da conscientização. “Nós, mulheres, precisamos pensar em nossa saúde. Tirarmos um tempo para nos cuidar e o Dia D tem essa função”, comentou. A diretora de saúde Vera Campagnoni falou sobre prevenção. “São com ações como essa e com o trabalho de um ano inteiro visitando os bairros com o Ônibus da Saúde que esperamos chegar a cada outubro com menos casos de câncer de mama”, disse Vera. A representante do grupo de Mãos Dadas, também tradicional no evento, Bernardete Rohr, começou sua fala puxando a música do grupo. Depois, lembrou que o grupo de voluntários trabalha o ano inteiro para dar carinho e apoio à família. “Queremos ser a prova de que o câncer de mama não precisa matar, tem cura”, finalizou.

O Ônibus da Saúde estava no local realizando testes de glicose, verificação de pressão arterial, teste rápido de HIV e Sífilis, além de dar orientações sobre a doença, e palpação de mamas. Quem passou por lá e aproveitou para realizar os exames foi a secretária Sara Sobroza, 39 anos, acompanhada do filho Henrique, de 7 anos. Ela faz parte do núcleo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) Madre Regina e veio com todo o grupo para realizar os exames, com incentivo da professora. “Esse tipo de evento é muito importante para que toda a população tenha acesso aos exames e aprendam sobre conscientização”, comentou. “Temos que nos importar com nós mesmas” finalizou Sara, que realizou o teste de glicose e o exame de mamas.

Muitos serviços durante todo o dia

Durante o Dia D, ocorreu um aulão de ginástica do PELC, a Caminhada com o Grupo Mãos Dadas, um espaço para maquiagem e diversas atrações culturais, como o Coro uruguaio Saint Maló, que abriu o evento. Uma exposição de obras de artistas hamburguenses com o tema “mulheres” aconteceu na Praça, agora os quadros podem ser conferidos no Centro Administrativo Leopoldo Petry. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) esteve no local distribuindo mudas e realizando mais uma edição da Feira de Adoção de Animais e a Unidade Móvel do Procon estava no local dando orientações sobre o órgão, em parceria com a Defensoria Comunitária.

Mês repleto de programação para conscientização

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde terão atendimentos especiais. As Unidades de Saúde da Família (USF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecerão coleta de pré-câncer, exame clínico de mamas, rodas de conversas, palestras, testes rápidos de HIV e Sífilis, além de dicas de maquiagem e penteados. Confira a programação completa.

Galeria da notícia