Curso sobre Gestão de Resíduos encerra ano da Educação Permanente na FSNH

Neste ano, o Programa de Educação Permanente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) realizou mais de 200 eventos de atualizações e capacitações de qualificação às áreas Assistenciais e de Apoio. Para encerrar 2017, um curso sobre Gestão de Resíduos, com foco em Serviços de Saúde, lotou o espaço destinado para as palestras.
O treinamento, ministrado pelo responsável técnico do gerenciamento de resíduos da FSNH, Thiago Tepasse de Brum, com formação em Gestão Ambiental, buscou conscientizar os colaboradores sobre o descarte correto e explicou o destino do lixo.
Parcerias importantes, como com o Programa de Educação Permanente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS, foram fundamentais para atualização e capacitação dos funcionários da área Assistencial. “Os Cursos ministrados pelo Coren possuem uma qualificação significativa aos profissionais da enfermagem. Neste ano, por exemplo, os funcionários puderam se atualizar sobre Classificação de Risco, Registros de Enfermagem e Sistematização da assistência de enfermagem, que são assuntos fundamentais no nosso dia a dia”, reforçou a enfermeira coordenadora do Programa na FSNH, Daniele Diel.
A Educação Permanente da FSNH também engloba cursos para áreas específicas, como em radiologia e laboratorial. O programa contempla duas modalidades de ensino: in loco (com conteúdo prático) e explicativas (com conteúdo teórico e recursos audiovisuais).
Educação Permanente nas instituições de saúde
O artigo 200, da Constituição Federal de 1988, em seu inciso III, atribui ao SUS a competência de ordenar a formação na área da Saúde (BRASIL, 1988). Já a Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007, é a que implementa as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
O conceito de Educação Permanente é a aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Baseia-se na aprendizagem e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.