Crianças participam de terapia com cavalos em Novo Hamburgo
Ísis foi a escolhida para guiar as crianças na tarde de quinta-feira, 16 de junho, no período da tarde. Junto da égua, mais sete cavalos, das mais diversas raças, estão no local, mas todos mansos. Por meio da Secretaria de Educação (SMED), a Prefeitura de Novo Hamburgo oportuniza que 50 alunos da Rede Municipal de Ensino participem do projeto de equoterapia, sendo cinco estudantes por turno. Eles são buscados de van nas suas escolas, juntos de algum responsável, e levados até a cidade de Portão, no espaço Equusterapia.
Durante o percurso, montada no cavalo, a criança é acompanhada por duas profissionais, uma fisioterapeuta e uma psicóloga, enquanto o responsável aguarda, junto dos outros alunos e seus responsáveis, passar a meia hora destinada à criança acompanhada. Os exercícios variam para cada pessoa. "Com alguns nós fazemos brincadeiras com bola, bambolê, outros só passeamos, para trabalhar o equilíbrio",explica a fisioterapeuta Ana Cláudia Fuck.
Durante o descontraído trajeto, as crianças conversam com as profissionais enquanto fazem os exercícios. A psicóloga Ana Paula Klein destaca alguns benefícios dessa atividade. "Estimula a confiança, a auto estima de cada um, a postura corporal, e eles se sentem bem, desabafam conosco",resume. Enquanto esperam a sua vez de andar com a Ísis, as outras crianças e seus responsáveis ficam em uma salinha, onde conversam, pintam desenhos, leem gibis. Durante a volta de Júlia Troes, sua mãe, Daniela Troes, comentou o quanto a filha gosta da equoterapia. "Eu falo de cavalo e ela já se emociona. Foi muito bom pra ela participar desse projeto, ela ficou muito mais comunicativa, mesmo que pelo olhar, eu sinto que entendo ela melhor",conta a mãe, que também diz ter melhorado o equilíbrio da filha, a reação de se segurar quando desequilibra, entre outras coisas. Ao final do passeio, as crianças alimentaram Ísis com bananas, maçãs e cenouras, cada um ficou responsável por levar o alimento para o animal.
A gerente do Setor de Educação Inclusiva e Diversidade, Márcia Comasseto, afirma que o projeto é muito importante para as crianças. "Semestralmente o setor recebe uma devolutiva sobre a evolução das crianças, algumas delas conseguem até se alfabetizar, pois ganham confiança pra isso",assegura Márcia. O diretor do espaço, Ederson Freitas, explica que os animais são mansos porque não têm estresse, só ficam encocheirados à noite, para dormir. "Na primeira hora da manhã eles são soltos, ficam livres. Nós não adestramos eles, só treinamos para serem mansos, não se assustarem com barulhos diferentes",ressalta. O cavalo escolhido para acompanhar as crianças no determinado dia é levado para a cocheira e preparado, enquanto os outros permanecem soltos no espaço.