Cresce o número de atendimentos no Procon de Novo Hamburgo

Publicada em 15/01/2010 - Atualizada em 17/10/2024
O número de atendimentos prestados pelo Programa de Defesa de Direitos do Consumidor (Procon-NH) de Novo Hamburgo vem crescendo expressivamente nos últimos meses. No Município, a agência é mantida pela Prefeitura, e está ligada diretamente a Procuradoria Geral do Município (PGM). Em 2009, foram registradas 14.889 atendimentos. Já nos primeiros 15 dias de 2010, conforme a assessora jurídica do Procon-NH, Gabriela Piardi dos Santos, já foram realizados 808 procedimentos. “Temos uma média de quase 70 atendimentos por dia. Muitas pessoas de outras cidades acabam procurando o nosso serviço”, relata. Devido a esta grande demanda, muitas vezes as linhas telefônicas da agência acabam ficando ocupadas por um grande período de tempo. “O telefone é uma das nossas principais ferramentas, com ele normalmente resolvemos a maioria das reclamações”, cita referindo-se especificamente aos casos de reclamações contra companhias telefônicas e prestadoras de serviços de internet. “Esses também são os pedidos mais frequentes”, completa. Além do atendimento para pessoas de outras cidades da região, outro fato que aumenta a incidência pela procura ao Procon-NH é o fato dele estar relacionado ao serviço de auxílio a lista telefônica (102), o que gera ligações de cidades de todo o Estado. No entanto, não há vínculo do Procon-NH com o Estado.

Maioria dos casos são solucionados

Mesmo com a alta demanda enfrentada diariamente, a grande maioria das reclamações de consumidores ao Procon-NH são solucionadas. Normalmente isso ocorre em um prazo que varia de 15 a 30 dias. Dos 808 casos registrados em 2010, em 562 o consumidor teve seu pedido atendido. Esse número pode aumentar, pois muitos processos ainda estão em tramitação. O casal hamburguense Luiz Roberto de Lima, 39, e Vânia Cristina Sbardelotto, 44, vem enfrentando problemas com uma companhia telefônica que está cobrando por um serviço que não é utilizado. “Já conseguimos a exoneração dessas cobranças via Procon”, destacou Lima, ao ser atendido pela atendente Jéssica Machado.

Serviço:

O Procon-NH atende no segundo andar do Centro da Cidadania, que fica na Rua David Canabarro, 20, Centro. O contato pode ser feito pelos telefones (51) 3582-3340, 3582-1267 ou 3581-9531 (fax) ou ainda pelo e-mail procon@novohamburgo.rs.gov.br. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. No local trabalham quatro estagiários, uma assessora jurídica e um coordenador.

Saiba Mais:

As reclamações mais frequentes são relacionadas aos serviços de telefonia e internet, além do parcelamento de dívidas, seguido ainda de casos de defeitos e vícios em produtos ou qualquer tipo de mercadoria;

O número de reclamações de serviços de empréstimos consignados também vem crescendo nos últimos meses;

O Procon não tem como atender casos de fixação de juros bancários, questões previdenciárias, trabalhistas e indenizatórias.