Comusa lança campanha de verão #FechaPraPreservar

Comusa lança campanha de verão #FechaPraPreservar

Publicado em 12/12/2019 - Editado em 26/12/2019
Crédito
Arte/PMNH

Com a aproximação do verão e as altas temperaturas da estação, a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo lança, nesta sexta-feira, 13, uma campanha de conscientização para evitar o desperdício de água potável. Com o tema “#FechaPraPreservar”, o objetivo é mostrar o quanto desperdiçamos em atividades diárias e o impacto que pequenas ações podem ter, principalmente em períodos longos de estiagem, que podem gerar racionamento.

De acordo com o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, ações de divulgação e sustentabilidade como essa são importantes para garantir que, mesmo em momentos prolongados sem chuva, o abastecimento não seja afetado. “É parte do nosso trabalho divulgar essas ações e conscientizar a população da importância de evitar o desperdício. Não é só porque achamos que temos água em abundância que devemos usar ela de forma irresponsável. Pequenas mudanças nos nossos hábitos fazem toda a diferença, principalmente no verão, quando temos um aumento de 20% no consumo de água em relação aos outros meses do ano”, destaca Lüders.

Ele ainda pontua que o pico de consumo é no sábado, quando os moradores utilizam até 40% a mais do que em outros dias da semana. “Claro que, em janeiro, quando as pessoas deixam a cidade, temos uma redução significativa. Mas a ideia é trabalhar para que essas ações se tornem um hábito não apenas no verão, mas durante todo o ano e, quem sabe até, mostrar que existem outras opções, como armazenar a água da chuva para limpeza dos pátios e calçadas, sem desperdiçar a água potável”, conclui.