Centenas de atendimentos marcam o Dia D do Novembro Azul promovido pela Secretaria da Saúde

Linha de apoio
Os homens tiveram prioridade em exames gratuitos e orientações por uma melhor qualidade de vida durante ação realizada sábado, dia 24, na Praça Punta del Este
Publicado em 26/11/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:26
Com o ônibus atrás, equipe de profissionais da saúde lado a lado, sendo um grupo em pé e outro agachado
Equipe técnica da Saúde e do quadro da Smel, juntamente com os voluntários do Dia D do Novembro Azul, saem motivados com os resultados alcançados durante a manhã na Praça Punta del Este
Crédito
Karina Moraes

Nem mesmo o céu cinza e as pancadas de chuva desmotivaram cerca de 300 passantes que buscaram os serviços oferecidos sábado pela manhã, dia 24, junto à unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sob a plataforma do trem. Estacionado na Praça Punta del Este, contando com equipes técnicas da pasta, o ônibus da Saúde também foi referência a voluntários que participaram das ações pelo Dia D do Novembro Azul.

Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), em atividades como jogos de xadrez e aulão do Programa Melhor Idade (PMI), a ação marcou o posicionamento mais abrangente da SMS em relação à Política Municipal de Atenção à Saúde do Homem. Testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exame da ponta do dedo para verificar o nível de glicose no sangue e medição da pressão arterial foram alguns dos serviços ofertados, entre outros cuidados que levaram em conta também a nutrição e o bem-estar.

A diretora da Saúde, Maristela Saul, constata que a população masculina tem gradativamente se preocupado mais com a sua saúde. “Por meio desse tipo de ação prioritária aos homens, realizada em espaço público, a Secretaria consegue ter uma melhor percepção do que precisa ser constantemente trabalhado pela saúde integral do homem em toda a rede pública de assistência”, conclui.