CAPS Santo Afonso leva sessão de cinema aos usuários dos serviços de atendimento

Na quarta-feira, dia 14, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Santo Afonso promoveu uma sessão de cinema aos usuários dos serviços da unidade. O filme “O Lado Bom da Vida” (2012), protagonizado pelo ator Bradley Cooper, foi a escolha dos pacientes, avalizada pela equipe multidisciplinar do centro de atendimento, por permitir o olhar através da lente da psicoterapia. O encontro, com direito a pipoca e sala escura, foi realizado no ambiente de convívio do CAPS, que dá acesso ao jardim do sobrado na Rua Babaçu.
Baseado no best-seller homônimo do escritor norte-americano Matthew Quick e que traz o ator Bradley Cooper como protagonista. “O Lado Bom da Vida” apresenta fatores do transtorno bipolar, como vulnerabilidade ao lidar com as emoções, além de padrões do pai (vivido pelo veterano Robert De Niro) e do filho em que se reconhece traços afins de comportamento, até a fase de aceitação por parte do personagem principal. Classificado na categoria comédia dramática, a produção leva à mensagem de que é preciso buscar também tirar o lado bom das situações, independentemente das circunstâncias e das diferenças, já que ninguém é igual a ninguém.
A coordenadora do CAPS Santo Afonso, a terapeuta ocupacional Camila Souza, acompanhou a atividade que considera como uma ótima chance para abrir o bate-papo em grupo, após a sessão, sobre as impressões dos pacientes em relação ao que viram na tela e de que forma se identificaram com a história. “A iniciativa de fazer uma sessão de cinema partiu deles”, destaca Camila. “Antes do cine, mais cedo da manhã, tivemos uma oficina de atividades físicas aqui perto, no Ginásio de Esportes dos Rodoviários, com o acompanhamento de um oficineiro e de uma técnica de Enfermagem.” Ela reitera a importância da interação para os usuários do CAPS como forma de fortalecimento emocional e do convívio a fim de vencer estigmas em relação à saúde mental.