Campanha de prevenção do HPV continua nas escolas
Com o objetivo de vacinar 5.857 meninas de 11 a 13 anos, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), permanece visitando as escolas do Município reforçando a Campanha Nacional de Combate ao HPV. A campanha de combate ao Papiloma Vírus Humano (HPV) promove a vacinação exclusivamente para o público feminino adolescente e pré-adolescente. Segundo dados da SMS, até segunda-feira, dia 24 de março, já foram vacinadas em Novo Hamburgo, 2.466 adolescentes, chegando a 42,10% do público alvo. Conforme o prefeito Luis Lauermann, a campanha é um processo de prevenção contra o câncer de colo de útero. “O Brasil passa a incorporar essa vacina no calendário de vacinação das meninas, aumentando essa faixa de ação nos próximos anos”, aponta.
Na terça-feira, dia 25 de março, a vacinação ocorreu na Escola Sinodal da Paz, no bairro Industrial. Após a permissão dos pais e responsáveis, as adolescentes receberam a primeira dose da vacina na própria instituição de ensino através da visita das agentes de saúde da Casa de Vacinas de Novo Hamburgo. Para a aluna Cinthia Roesler, 11 anos, essa campanha irá ajudar todas as meninas do país. “Com o apoio da minha família, eu fiz a vacina contra o HPV porque sei que é muito importante para se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis. Isso irá ajudar muitas adolescentes da minha idade a terem um futuro mais saudável”, salienta. A coordenadora pedagógica da escola, Mara Müller, comenta que ocorreu um trabalho muito grande com essas alunas. “Antes da aplicação da vacina nós conversamos com todas as alunas para explicar os benefícios dessa vacina. A professora de ciências também intensificou os trabalhos para que elas entendessem que isso será muito importante para o futuro de cada uma”, ressalta. Durante o dia, entre o turno da manhã e tarde, cerca de 60 crianças foram vacinadas contra o HPV na Escola Sinodal da Paz.
Além desse ponto, houve vacinação na Escola Estadual Boa Saúde e Escola Sagrado Coração de Jesus. Essa campanha seguirá em Novo Hamburgo até o dia 10 de abril. A campanha no Município possui também o apoio do Gabinete da Primeira-dama, Secretarias de Educação (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS), além das Coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) e Juventude (CPJuventude).
Dia D ocorre no sábado
No sábado, dia 29 de março, ocorrerá o dia “D de vacinação contra o HPV” em Novo Hamburgo. A ação acontecerá nas unidades de saúde do Município, das 8h às 17h. Segundo o responsável pelo setor de imunizações da SMS, Edson Luis da Silva, esse dia será uma oportunidade para as mães levarem suas filhas para a vacinação. “Durante esse dia, nós queremos que todas aquelas crianças que não se vacinaram ou não irão se vacinar nas suas escolas compareçam nas unidades de saúde acompanhadas de seus pais ou responsáveis”, salienta.
Cronograma das Escolas até dia 28 de março:
Quarta-feira – dia 26 de março
- Fundação Evangélica - Rua Frederico Mentz, 526 - Bairro Hamburgo Velho
- Escola Estadual Vila Becker - Rua Bento Manoel, 2281 - Bairro Operário
- Escola Estadual Osvaldo Aranha - Rua Timbaúva, 931 - Bairro Ideal
- Escola Municipal Machado de Assis - Rua Walkíria Spindler, 110 – Canudos
Quinta-feira – dia 27 de março
- Escola Cenecista Felipe Tiago Gomes – Rua Brasil, 341 - Bairro Primavera
- Escola Osvaldo Cruz - Rua Bento Gonçalves, 2391 – Bairro Centro
- Escola Estadual Ignácio Plangg - Rua Guilherme Oscar Ody, 153 – Bairro Canudos
- Escola Municipal João Goulart - Rua Finlândia, 507 - Bairro Petrópolis
Sexta-feira – 28 de março
- Escola Municipal Padre Réus - Rua Flamengo, 186 – Bairro Santo Afonso
Sobre o Papiloma Vírus Humano
O papiloma vírus humano está associado com ocorrência de neoplasias malignas do trato genital e com verrugas genitais e cutâneas. Os tipos virais de maior risco para desenvolver câncer são HPV 16 e 18, sendo responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais. A vacina a ser administrada é composta por esses quatro sorotipos. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo papiloma vírus humano.
A população alvo da vacinação é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 9 a 11 anos no segundo ano de introdução da vacina (2015) e de 9 anos de idade no terceiro ano em diante (2016). A vacinação consiste na administração de três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses (esquema estendido). A administração da primeira dose se iniciará no mês de março de 2014.