Avaliação na perspectiva da educação inclusiva

Linha de apoio
Rede Municipal de Educação é pioneira em proposta de avaliação em larga escala para estudantes com deficiência
Publicado em 16/10/2024 - Editado em 18/10/2024 - 08:56
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Entrega dos kits da Avaliação Adaptada para as seis escolas participantes
Crédito
Karline Kayser

A secretaria municipal de educação (SMED) apresentou, na última sexta-feira, o projeto-piloto que prevê, dentro da avaliação em larga escala, a avaliação adaptada para os estudantes com deficiência. Neste primeiro momento, é realizada a aplicação em 6 escolas, com estudantes do 5° ano do ensino fundamental, e o objetivo é que se amplie, tendo continuidade de abrangência para todas as escolas da rede pública de ensino.

A avaliação personalizada faz com que os estudantes possam participar do processo avaliativo, levando em consideração as habilidades de cada um. A perspectiva de uma avaliação adaptada garante que um maior número de estudantes possam ser incluídos e mensuradas suas aprendizagens no que se refere a uma avaliação em larga escala.

A Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo é vanguarda ao desenvolver esta proposta. “Para desenvolver uma avaliação adaptada de qualidade foi necessário unir esforços, envolvendo toda a equipe da Secretaria de Educação em um trabalho colaborativo e intersetorial. Unindo tecnologia, educação e diversidade é possível alcançar uma concepção de avaliação que inclua a todos”, destaca Neide Vargas, diretora de educação.

Lançamento dos recursos tecnológicos, audiovisuais e materiais concretos

A secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, e a diretora de Educação, Neide Vargas, abriram o evento. Na ocasião foi apresentada a proposta para aplicação das provas adaptadas de Língua Portuguesa e Matemática às seis escolas envolvidas, EMEB Antônio Bemfica Filho, EMEB Arnaldo Grin, EMEB Pres. Nilo Peçanha, EMEB Pres. Tancredo Neves, EMEB Pres. Floriano Peixoto e EMEB Marcos Moog. As coordenadoras pedagógicas e professoras das salas de recursos multifuncionais presentes receberam o material, produzido pela SMED, de forma personalizada para cada estudante. Os itens diversos elaborados, compuseram o kit. Além de materiais didáticos, jogos pedagógicos, materiais concretos e adaptados, as escolas receberam tablets. Juntamente à entrega do material, assessores dos núcleos de avaliação (Avalia NH) e núcleo de Inclusão e Diversidades (NID) orientaram as escolas a respeito do método de aplicação das provas adaptadas.