Avalia Novo Hamburgo: Rede Municipal de Ensino cria programa de avaliação

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Iniciativa contemplará todos os anos do Ensino Fundamental
Publicado em 01/06/2022 - Editado em 15/10/2024 - 10:35
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Grupo de trabalho apresentou as matrizes de referência que serão utilizadas na avaliação
Crédito
Bruna Provenzano/PMNH

Com o objetivo de acompanhar as aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino hamburguense, a Secretaria de Educação (SMED) está elaborando o programa municipal de avaliação em larga escala, o Avalia Novo Hamburgo. Em reunião realizada na tarde de ontem, foi finalizada a elaboração das matrizes de referência nas áreas de conhecimento de Matemática e Língua Portuguesa para as turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Este documento define as habilidades que serão utilizadas para a elaboração dos itens que irão compor as avaliações a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa vem sendo organizado pelo Núcleo de Avaliação, sendo as matrizes de referência definidas a partir do Grupo de Trabalho (GT) composto, também, por assessores pedagógicos da SMED e por coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas municipais. “Entendemos que o processo de avaliação é fundamental para a efetiva aprendizagem dos estudantes, que é nosso objetivo principal. O Avalia Novo Hamburgo foi desenvolvido pensando especialmente no contexto das nossas escolas e, desta forma, será um grande avanço para o município”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Formação para professores

A próxima fase será a composição do Grupo de Trabalho para elaboração de itens. Este GT será formado por professores das escolas municipais a partir de um edital. Os educadores selecionados participarão de formação para a realização desta atividade. Ainda em 2022, haverá a aplicação da primeira fase da avaliação de larga escala em forma de um projeto-piloto em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A partir de 2023, o Avalia Novo Hamburgo passará a ser aplicado em todas as turmas de 1º ao 9º ano das escolas municipais como forma de acompanhamento do ensino e das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

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