Aulão de Ritmos e testes rápidos na programação do “Saúde para todos” na Praça do Imigrante
Prefeitura antecipa comemoração pelo Dia Mundial da Saúde e promove nesta quarta-feira, dia 4, um encontro com a temática da prevenção e vida consciente
Sentir-se bem, sem nenhum sintoma que traga preocupação, pode não ser a garantia que se imagina de uma vida saudável. Cuidar de si implica em fazer exames de rotina e prevenir ameaças ao bem-estar, que podem ser muitas vezes silenciosas. Corpo em movimento e mente equilibrada, na plenitude do viver consciente, é a temática do evento “Saúde para todos”, que se realiza nesta quarta-feira, dia 4, das 9 horas às 15h30, na Praça do Imigrante.
No próximo sábado, 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data, antecipadamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove uma série de atividades e atendimentos à comunidade hamburguense. As ações ocorrem junto ao Ônibus da Saúde e se concentram nesta semana das festividades pelos 91 anos de emancipação de Novo Hamburgo.
A agenda do encontro “Saúde para todos” será aberta com Aulão de Ritmos, a cargo da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), numa promoção do Programa Melhor Idade (PIM). A atividade de interação com a comunidade se propõe a dar protagonismo aos participantes do projeto e aos moradores da cidade, estimulando a ocupação dos espaços públicos.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde ganha destaque no calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2018, o tema é “Saúde para todos”, em uma referência a essa instituição internacional que há mais de 70 anos mantém o posicionamento democrático em relação às práticas de saúde como sua visão orientadora.
Testes rápidos na Atenção Básica
A implantação dos testes rápidos para detectar infecções pelo HIV e triagem de sífilis e hepatites são estratégias da Atenção Básica, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que a Prefeitura de Novo Hamburgo volta a oferecer na área central da cidade. Trata-se de uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para facilitar o acesso da população a diagnósticos precoces.
Na mesma linha da prevenção, junto ao Ônibus da Saúde, haverá verificações de glicemia por hemoglicoteste e medições de pressão arterial, além de exames oculares em crianças e orientações sobre cuidados bucais e nutrição, saúde do adolescente e da pessoa com deficiência, do homem e da mulher. Também estão programadas a entrega de cadernetas de acompanhamento clínico e orientações sobre nutrição e atividades físicas. E o conceito da política intersetorial entre saúde e educação, proposta pelo Programa Saúde na Escola (PSE), será o fio condutor de diferentes momentos na praça.