Atividades marcam Semana da Luta Antimanicomial

A Semana da Luta Antimanicomial contou com importante programação em Novo Hamburgo entre os dias 14 e 18 de maio. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), a atividade envolveu a Rede de Atenção Psicossocial do município através de práticas de conhecimento e integração.
Nesta sexta-feira, 18, profissionais e usuários reuniram-se no auditório da Secretaria de Cultura para o 3º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial, que tratou sobre a reabilitação psicossocial e inclusão social pelo trabalho. A atividade contou com narrativa dos usuários trabalhadores e suas experiências e teve ainda a participação de um representante do Ministério do Trabalho, esclarecendo e sanando dúvidas do público.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, foi instituído para marcar as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a mudança do modelo de cuidado realizado nos espaços de vida dos usuários na comunidade. A implantação da Rede de Atenção Psicossocial tem sido fundamental na instauração de novas práticas de cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento psíquico e estimulação a cidadania, em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
Leandro Dieter, gerente em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, salienta a importância de celebrar a semana. “Mais do que comemorar, a data serve para refletirmos os avanços que tivemos em relação a anos atrás e continuarmos qualificando nossos profissionais. As pessoas em situação de sofrimento precisam ser acolhidas, assistidas e valorizadas. Mais do que isso, precisam estar inseridas na sociedade. Por isso esse dia é tão importante”, afirma.
A ação que marcaria a data, agendada para as 14h de sexta-feira, 18, na praça 20 de setembro, foi cancelada devido a chuva.