Atividades especiais são realizadas pelo Procon na Semana do consumidor

Atividades especiais são realizadas pelo Procon na Semana do consumidor

Publicado em 14/03/2019 - Editado em 15/03/2019
Loiri Adoir dos Santos foi atendimento na unidade do Procon
Crédito
Divulgação

Dentro da programação da Semana do Consumidor, na manhã desta quinta-feira, 14, o Procon realizou atendimentos exclusivos para auxiliar o consumidor que estivesse com alguma dúvida ou dificuldade para negociar seus débitos pelo mutirão online.

“Estou com 66 anos de idade e todas as vezes que necessitei do Procon, sempre fui bem atendido, nunca ficando nada pendente. Por isso, sempre que tenho problemas venho aqui, pois sempre encontro a solução” afirmou Loiri Adoir dos Santos.

O Procon fica na Rua David Canabarro, 20, Centro, na Casa da Cidadania.

Parceria entre Procon e PMI também faz parte das ações

Com o passar dos anos, a qualidade de vida dos idosos aumentou, o que tornou-lhes muito mais participativos na sociedade. De acordo com o IBGE, atualmente no Brasil, a população idosa representa cerca de 30 milhões de pessoas.

Pensando nisso, o Procon, em parceria com o Programa Melhor Idade (PMI), executado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), iniciou nesta semana atividades de orientação aos alunos das oficinas, com o propósito de informar e esclarecer dúvidas relativas ao consumo entre os idosos. Estas ações preventivas serão realizadas duas vezes ao mês, sendo cada encontro em um dos núcleos do PMI do município.

Neste ano, 39% do público atendido pelo Procon foram de pessoas idosas e os assuntos financeiros foram os maiores problemas enfrentados, representado cerca de 53% dos atendimentos, principalmente, pelo fato deste ser um público muito procurado por instituições financeiras.

“É importante realizar ações como essa, para prevenirmos problemas futuros. Além dos assuntos financeiros, também serão tratados assuntos como compras de produtos, em especial fora do estabelecimento comercial e contratações de prestação de serviços. A ideia é fazer a integração entre as secretarias e trabalhar o idoso de forma interdisciplinar, para que estejamos preparados para atender esse novo conceito de idoso, que é pró-ativo” destacou a subprocuradora do Procon de Novo Hamburgo, Cláudia Schenkel. A população idosa cresce a cada ano, diz Cláudia. Com o aumento da expectativa de vida, o idoso permanece ativo por mais tempo interagindo nas relações de consumo. “O mercado de consumo ciente disso, já produz muitos bens e serviços direcionados a esse público. Por esta razão, a participação do Procon no Programa Melhor Idade, além de fornecer orientações, tem o objetivo de fortalecer a atuação do idoso enquanto cidadão no mercado de consumo”, completa.

Da mesma forma, a coordenadora do PMI, Raquel Cristina Gonçalves reforça a importância da ação. “Nós buscamos para o nosso público independência, autonomia, saúde física mental e psíquica. Dentro disto está elas terem o conhecimento para ter o poder do sim ou do não quando se fizer necessário. Chega das pessoas acharem que podem se aproveitar do idoso por serem ingênuos. Buscamos para esse público a capacidade de gerir suas vidas de maneira satisfatória e com qualidade em todos âmbitos”, afirma Raquel.

Programação da Semana do Consumidor

18 e 19/03: Unidade Móvel do Procon nas escolas municipais integrantes do projeto que será desenvolvido a partir de abril alertando os pequenos consumidores sobre a ação do órgão.

21/03, às 7h30 - Auditório da CDL: Palestra com associados da ACI, CDL e Sindilojas - Orientação aos fornecedores quanto aos direitos e deveres do consumidor e do fornecedor para uma relação de consumo equilibrada

Galeria da notícia