Alunos do Programa Mais Educação conhecem o teatro

Publicada em 01/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Da esquerda para a direita: os estudantes Mailon Fernando e Deivison Cordeiro foram ao teatro pela primeira vez. - Foto: Bruna Provenzano
Cerca de mil alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo participaram de uma atividade diferente na quarta-feira, dia 1º de junho. O grupo de estudantes foi ao Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno para assistir uma peça produzida por um grupo profissional de teatro. A atividade foi promovida pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), e reuniu crianças que participam do Programa Mais Educação.

O espetáculo apresentado foi “Os Guardiões da Árvore Sagrada”, produzido pelo Teatro Luz & Cena e que conta a história de um grupo de pessoas que, depois de uma guerra que devastou o planeta, sai em busca do último exemplar de árvore. Além de estimular a consciência ambiental nos pequenos, a atividade teve como objetivo aproximar os estudantes do mundo das artes. “Queremos que eles tenham acesso a diversas áreas de arte. Muitos deles nunca tinham estado em um ambiente apropriado para o teatro para assistir a uma peça profissional”, explicou a Coordenadora Interlocutora do Programa Mais Educação em Novo Hamburgo, Marizete Penz.

Entre aqueles que estreavam no teatro estava a dupla de colegas Deivison Cordeiro, 9 anos, e Mailon Fernando, 7. Os alunos da Escola Municipal Francisca Saile aguardavam ansiosos pelo espetáculo. “Achei tudo muito legal e bonito”, resumiu Mailon. Na escola, os estudantes participam de oficinas de letramento, reforço escolar e pintura.

Cerca de 2,5 mil alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo participam do Programa Mais Educação, uma ação do governo federal que, em parceria com estados e municípios, oferece atividades no contraturno escolar. São 19 escolas municipais que desenvolvem oficinas de reforço escolar, práticas esportivas e de artes. A partir de agosto, a previsão é de que mais 20 instituições desenvolvam o programa na cidade.