Alunos de Novo Hamburgo são premiados em feira internacional no Peru

A inquietação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Wartenberg em relação aos bebedouros do colégio levou um grupo de estudantes a pesquisar sobre como seria um equipamento que atendesse as necessidades de pessoas diferentes. Entre os dias 20 e 24 de novembro, alunos e professores apresentaram os resultados do projeto de pesquisa “Bebedouros Ideais” na XIX Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Cientec) que acontece em Lima, no Peru, onde conquistaram credenciamento para outras duas feiras: a Milset, em Fortaleza-CE e a Expocientec, no Paraguai. A viagem e a hospedagem do grupo foi custeada pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Educação (SMED).
A trajetória do projeto orientado pelas professoras Luciana Boll e Neli Fachini iniciou na feira de iniciação científica na própria escola, em 2015. Como um dos destaques na Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec) do mesmo ano, o trabalho conquistou credenciamento para a Mostratec Júnior. Vencedor na sua categoria, a investigação sobre os bebedouros garantiu vaga na edição de 2016 da Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Girasoles, no Paraguai. Destaque no país vizinho, o trabalho recebeu o credenciamento para o encontro que acontece agora no Peru.
A partir das pesquisas e investigações, os alunos projetaram um modelo de bebedouro capaz de atender cadeirantes, pessoas com deficiência visual, crianças pequenas e adolescentes. Viajaram ao Peru a professora Luciana Boll, a diretora Gisele Gomes e os jovens Jonatha da Silva e Rafael Camargo. Também participaram da pesquisa Leonardo da Silva, Gustavo Babinski, Tainara Rodrigues e Nicole Souza.