Ações nas Unidades de Saúde marcam o Dia da Mulher

Ações nas Unidades de Saúde marcam o Dia da Mulher

Publicado em 11/03/2019 - Editado em 12/03/2019
Eventos nas USFs e UBSs foram alusivos ao Dia Internacional da Mulher
Crédito
Divulgação

Quando você está para receber uma visita muito especial não falta dedicação para deixar sua casa mais bonita e aconchegante. Tudo é pensado nos mínimos detalhes para surpreender aquela pessoa tão esperada. Foi com este sentimento que as equipes de saúde prepararam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) para recepcionar as mulheres no sábado, dia 9, data em que foi disponibilizada uma série de atividades e serviços em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Flores, balões, cartazes, guloseimas, makes, embelezamento de unhas, massagens, Reiki, varal solidário, distribuição de lembrancinhas e muitos sorrisos marcaram o dia comemorativo. Mas além da decoração colorida, o mais importante foi o acesso a exames, como coleta de pré-câncer, exame físico das mamas, testes rápidos e verificação de pressão, entre outros. “Cuidar da autoestima e da saúde é a combinação perfeita”, afirma Melissa Martin, gerente da Rede de Atenção Básica, que junto com o diretor de Gestão Ambulatorial e Atenção Básica de Saúde da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Carlos Adriano Reis, visitou as Unidades de Saúde no sábado.

Além de exames, das 9 às 17 horas, as mulheres participaram de rodas de conversa e palestras sobre temas do universo feminino e receberam orientação nutricional e dicas de embelezamento. “O objetivo principal é o de aumentar a dedicação aos cuidados pessoais, que passam pela prevenção a doenças, em nome de uma melhor qualidade de vida.”

EDUCAÇÃO EM SAÚDE - Quem foi até a USF Kephas, no bairro São José, aprovou todos os serviços e a descontração do ambiente. “Quero fazer todos os exames possíveis. Esta ação é ótima, principalmente por ser no sábado, quando temos mais tempo para nós”, conta Lídia Proszek Viatronski, de 64 anos. Neli Teresinha Cavalheiro também aproveitou para ficar com o preventivo de pré-câncer em dia. “Faço todos os anos”, diz ela, que logo após o exame foi embelezar as unhas.

E não faltaram dicas e orientações. A pedagoga e agente de Saúde, Queila Straesser, deu uma verdadeira aula de educação em saúde, ao mostrar as quantidades de sal e açúcar nos produtos industrializados. “A maioria das pessoas não sabe o que está ingerindo, temos que incentivar o consumo de produtos naturais, orgânicos”, afirma. E os números assustam. Num pacote de bisnaguinha, geralmente levadas pelas crianças como lanche na escola, há 75,5 gramas de açúcar, sendo 23,4 gramas por unidade. Um pacote de wafer tem 73 gramas de açúcar, bolacha recheada 41 gramas e o iogurte integral 31 gramas.

O cronograma de atividades nas UBSs e USFs foi uma iniciativa da FSNH, em parceria com o setor de Política da Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).