O ensino fundamental é a segunda etapa da Educação Básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Trata-se, portanto, do período mais longo da educação básica, compreendendo do 1º ao 9º ano. A proposta de trabalho desta Gerência está ancorada no ciclo diagnóstico-planejamento-avaliação, descrito no Caderno Orientador 1 da rede, publicado em 2019. Para tanto, tem como objetivos:
- Manter diálogo constante com as equipes pedagógicas das EMEB, com o intuito de compreender a dinâmica de cada escola, diagnosticar potencialidades e fragilidades referentes à proposta e, sempre que necessário, mediar situações que possam, de alguma forma, não corroborar com o bom desenvolvimento das aprendizagens.
- Acompanhar os resultados das avaliações das escolas, em parceria com o departamento de avaliação, cruzando esses dados com os da frequência e com outros aspectos que possam interferir positivamente ou não nesses resultados.
- A partir do diagnóstico geral da escola e do monitoramento dos resultados de aprendizagem, articular, com o departamento de formação, propostas que tenham como objetivo qualificar os processos de ensino e aprendizagem, assim como o desenvolvimento profissional de professores e equipes diretivas.