Desafios e avanços da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino

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Na terça-feira, dia 22, foi comemorado o Dia do Coordenador Pedagógico
Publicado em 23/08/2023 - Editado em 15/10/2024 - 10:45
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Os coordenadores pedagógicos são responsáveis pela articulação e promoção da formação continuada
Crédito
Bruna Provenzano/PMNH

No contexto escolar, o coordenador pedagógico ocupa uma posição de destaque, desempenhando funções que abrangem a articulação entre os diferentes agentes que compõem a comunidade escolar, o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e a formação continuada dos professores. Em Novo Hamburgo, todas as escolas municipais contam com este profissional em sua equipe de gestão. Embora a escolha do coordenador pedagógico aconteça a partir de convite dos diretores eleitos pela comunidade escolar, para assumir esta função o professor deve ter formação em Pedagogia ou especialização na área de Coordenação Pedagógica. O profissional também já deve ter sido aprovado no estágio probatório, ou seja, estar há, pelo menos, três anos atuando na Rede Municipal de Ensino.

“Os coordenadores pedagógicos são agentes de transformação dentro das escolas. Eles não apenas auxiliam os professores em suas práticas diárias, oferecendo suporte pedagógico e orientações, como também desempenham um papel fundamental na promoção de uma educação mais inclusiva e significativa”, destaca a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Articulação e formação continuada

Entre suas incumbências, o coordenador pedagógico auxilia no desenvolvimento e na implementação do currículo da escola, observando para que esteja alinhado com os objetivos educacionais e diretrizes pedagógicas. Atuando sempre ao lado e de forma dialógica com os professores, também contribui na elaboração das estratégias de ensino e avaliação dos estudantes. O coordenador pedagógico ainda é responsável por promover momentos de formação continuada entre os educadores e, no caso da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, também acompanha e estimula a participação dos professores nos encontros formativos promovidos pela Secretaria de Educação (SMED). Além disso, facilita a comunicação entre escola e família, garantindo os direitos de aprendizagem dos estudantes e um ambiente educacional mais acolhedor e envolvente para todos.

“A presença ativa e qualificada da coordenação pedagógica é fundamental no contexto escolar. A razão da escola existir é a criança e o estudante aprendendo. O coordenador pedagógico é esse profissional que está atento ao caráter pedagógico da escola e que portanto cuida e articula os processos de ensino e de aprendizagem.”, lembra a diretora de Educação, Neide Vargas.

Coordenadoras falam da experiência nas escolas

Fabiana de VargasEMEB Ver. João Brizolla

Fabiana

Mesmo sem ter planejado desempenhar cargos de gestão, para Fabiana, o interesse e a identificação pela coordenação pedagógica foram desenvolvendo-se ao longo do tempo. Hoje, depois de 11 anos de atuação, ela compreende que a função se mostra desafiadora e transformadora nos processos de ensino e aprendizagem. “Um dos principais desafios da coordenação pedagógica está em encontrar, junto aos professores, alternativas e estratégias para sanar as dificuldades na aprendizagem dos estudantes, considerando todas as suas particularidades - emocionais, cognitivas, psicológicas e sociais”, salienta. Para transpor os desafios, Fabiana aposta no diálogo com os professores, na visão sistêmica da escola, na formação continuada e no acompanhamento pedagógico dos estudantes.

Rochele Morbach - EMEB Pres. Getúlio Vargas

Rochele

Em 2017, quando atuava como professora de anos iniciais, Rochele se surpreendeu com o convite para assumir a coordenação pedagógica da escola. Ainda na adolescência, enquanto cursava magistério, o cargo de gestão não estava nos seus planos profissionais. A experiência vem mostrando a ela que o trabalho coletivo com os professores e a parceria com as famílias são aspectos fundamentais para os processos de aprendizagem “Dizem que a coordenação pedagógica é o coração da escola, por isso acredito que ela seja vital para a qualidade da educação. Ela é o elo entre professores, estudantes e famílias. Junto com os professores, o coordenador pedagógico tem o papel de pensar em um planejamento e elaborar estratégias para que todos os estudantes aprendam, levando em conta a diversidade e o respeito às diferentes formas de aprender”, afirma.

Débora Regina da Silva - EMEI Professor Ernest Sarlet

Débora

Embora reconhecesse em si características necessárias para atuar como Coordenadora Pedagógica, Débora nem sempre planejou estar nesta função. Foi apenas em 2021 que ela aceitou o desafio a partir de um convite que considerou “irrecusável”. Sobre o compromisso de estimular a formação continuada dos professores, ela destaca que o principal desafio enfrentado é incentivar os educadores na busca pela qualificação profissional. “Um professor motivado e em constante reflexão sobre sua prática, certamente dará o seu melhor, resultando no aprendizado das crianças. Então, a coordenação precisa acompanhar e estar ao lado do professor, sendo inspiração, fortaleza e apoio”, explica.

Cristiane dos Santos - EMEI Pica-Pau Amarelo

Cristiane

Por nunca ter imaginado assumir a função, Cristiane se surpreendeu quando recebeu o convite, em 2017, para assumir a coordenação pedagógica. Hoje, seis anos depois e já na segunda escola, ela garante que se apaixonou pela atividade. “A gente precisa estar sempre buscando conhecimento. Me encanta perceber que, a partir do processo formativo dos professores, as pequenas mudanças na prática pedagógica são capazes de transformar toda a escola”, detalha. Para Cristiane, a organização e o tempo para acompanhar os professores no planejamento e na prática diária são os maiores desafios à frente desta função que, para ela, é a responsável por tornar a escola um espaço de vida coletiva em que a criança seja protagonista.