Música e natureza marcam início da Semana do Brincar em Novo Hamburgo

Linha de apoio
Programação se estende até o dia 28 de maio
Publicado em 22/05/2023 - Editado em 15/10/2024 - 10:37
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Acostumado a receber as famílias hamburguenses aos finais de semana, o Parque Municipal Henrique Luis Roessler, o Parcão, foi o palco da abertura oficial da 8ª Semana Municipal do Brincar de Novo Hamburgo, que aconteceu na manhã do último sábado, 20. Realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo em parceria com diversas entidades da cidade, a atividade segue com programações até o dia 28 e busca estimular a brincadeira, a convivência, a empatia e a criação de vínculos entre pessoas de todas as idades. “A brincadeira, especialmente junto à natureza traz benefícios para todas as pessoas, não apenas crianças. Nesta semana, reforçamos o convite para que todos brinquem pela cidade”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

As crianças e famílias que participaram da abertura foram convidadas a se divertirem com atividades de trilha pelo Parcão, música brincante e oficina de bonecos de graveto. “O brincar é primordial e não deve ser estimulado apenas na infância, mas em todas as idades”, resumiu a representante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) de Novo Hamburgo, Greice Costa.

Programação

Neste ano, o tema é “A natureza no brincar” e estimula a relação com o meio ambiente. A programação da semana foi elaborada com a participação de diversas entidades e reunirá ações desenvolvidas em escolas públicas e privadas além de atrações como exibição do documentário “Lugar de Escuta”, produzido pela OMEP Novo Hamburgo, oficinas de música e peças de teatro.

Sobre a Semana Mundial do Brincar

Idealizada pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância e em todas as etapas da vida. Todos os anos, ela acontece em torno de 28 de maio, consolidado como o Dia Internacional do Brincar. A proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar, que envolvam crianças, familiares e educadores, ocupando espaços como praças e parques públicos, ruas, escolas e empresas.