Avaliação diagnóstica contribui para a definição de metas e estratégias pedagógicas

Com o objetivo de identificar as habilidades desenvolvidas e as dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realizou mais uma avaliação diagnóstica nas escolas municipais. No final do mês de março, todas as turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram desta etapa que reuniu mais de 5.300 estudantes das 52 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). A proposta é realizada a partir do programa municipal de avaliação em larga escala “Avalia Novo Hamburgo”, que busca acompanhar a aprendizagem dos estudantes. “Esta é mais uma ação desenvolvida com o objetivo de aprimorar o processo de aprendizagem dos nossos estudantes. A partir destes resultados, é possível identificar as principais dificuldades e planejar ações que qualifiquem ainda mais a intervenção pedagógica”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Avaliação digital e análise dos resultados
Com o objetivo de incluir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no cotidiano dos estudantes e agilizar o processo de organização dos resultados, as avaliações foram respondidas de forma digital, utilizando dispositivos como tablets, computadores e chromebooks. Os equipamentos utilizados pelos estudantes fazem parte da política de qualificação tecnológica voltada à educação implantada pela SMED e que estão disponíveis nas escolas municipais.
Tanto a Secretaria de Educação quanto as escolas já têm acesso aos indicadores da prova aplicada em março. Os dados estão sendo analisados em cada instituição e balizarão o planejamento para as próximas intervenções pedagógicas. Além disso, a SMED já estuda os resultados da avaliação aplicada na Rede Municipal de Ensino para planejar a oferta de formação continuada para os professores, potencializando assim a intervenção pedagógica. “A SMED protagoniza uma avaliação própria, em larga escala, que dá conta das especificidades da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, agilizando os resultados para uma intervenção pedagógica rápida e qualificada. Nessa perspectiva, a avaliação não é classificatória, mas diagnóstica e formativa”, detalha a diretora de Educação, Neide Vargas.
Avalia Novo Hamburgo
Fazem parte do programa “Avalia Novo Hamburgo” diferentes profissionais como professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, assessores pedagógicos, além do Núcleo de Avaliação da SMED. Dividida em grupos de trabalho, esta equipe atua na elaboração e revisão das Matrizes de Referências - que indicam as habilidades a serem contempladas no planejamento do professor e avaliadas em cada etapa da escolarização, e dos itens - questões que compõem as provas diagnósticas. A participação de profissionais da própria Rede Municipal de Ensino garante que o este instrumento avaliativo seja adequado ao contexto e à realidade da cidade. “Ajudar a produzir estas avaliações amplia nossa visão da educação e do trabalho realizado no dia-a-dia da escola”, conta a professora da EMEB Jorge Ewaldo Koch, Karline Kayser, que integra o programa desde o ano passado.