Escola hamburguense apresenta pesquisa em evento do Banco Central

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Encontro Aprender Valor do Rio Grande do Sul foi realizado em Porto Alegre
Publicado em 09/11/2022 - Editado em 15/10/2024 - 10:43
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Estudantes de Novo Hamburgo apresentaram pesquisa no encontro estadual
Crédito
Cidonia Busatta/PMNH

Saber administrar o próprio dinheiro e tomar decisões conscientes na hora de consumir pode ser desafiador para muitas pessoas. Como forma de auxiliar estudantes a desenvolverem, desde cedo, uma relação equilibrada com o dinheiro e a tomarem decisões acertadas sobre finanças e consumo, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo oferece às escolas municipais um importante recurso para potencializar o trabalho já realizado sobre o tema. Desde o ano passado, o município integra o programa Aprender Valor, iniciativa do Banco Central do Brasil com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. “Assim como a Educação Fiscal, que já é amplamente trabalhada nas escolas municipais, o letramento financeiro contribui para o desenvolvimento integral das crianças e jovens como cidadãos conscientes e que entendam os impactos de suas ações tanto nas finanças individuais quanto públicas”, explica a coordenadora do programa na SMED, Cidonia Busatta, que é responsável, também, pelo programa Educação Fiscal: um assunto de escola, desenvolvido desde 2017.

Na semana passada, estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pres. Getúlio Vargas, uma das participantes do programa, compartilharam o projeto de pesquisa desenvolvido a partir das formações e materiais disponibilizados. O grupo do 9º ano foi um dos destaques do Encontro Aprender Valor do Rio Grande do Sul, evento organizado pelo Banco Central e pela Undime-RS. O evento realizado em Porto Alegre contou, também, com a participação da secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, que palestrou na abertura. “A educação financeira é um tema transversal que contribui para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Este assunto está presente no cotidiano das escolas e fortalece a cidadania e a consciência de toda a sociedade”, explica a titular da pasta que também é presidente da Undime-RS.