Formação incentiva o desemparedamento das crianças

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Proposta busca instrumentalizar educadores por meio de vivências ao ar livre, do estudo da legislação vigente e da reflexão sobre pesquisas na área
Publicado em 21/09/2022 - Editado em 15/10/2024 - 10:41
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Encontros acontecem nos pátios das escolas e estimula o contato com a natureza
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Divulgação

Sensibilizar professores para a potência e as possibilidades da relação entre as crianças e os elementos da natureza é o objetivo principal do Laboratório Criança é Natureza, formação continuada promovida pela Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo. Com encontros realizados nos pátios das escolas, a proposta busca instrumentalizar educadores por meio de vivências ao ar livre, do estudo da legislação vigente e da reflexão sobre pesquisas na área. A intenção é avançar no processo de desemparedamento de práticas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino que, inclusive, foi retratada no documentário “O Começo da Vida 2: lá fora”, disponível nas plataformas digitais em mais de 190 países. A iniciativa é organizada pelo Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet e pelo Núcleo de Formação Continuada da SMED.

Os encontros são mensais e reúnem professores de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cada edição é realizada em uma escola diferente para que os participantes conheçam propostas e iniciativas diferentes. “Fazemos rodas de conversa para que os professores troquem experiências, se inspirem com as ações realizadas em outras escolas e também fortaleçam suas práticas”, conta a professora e ministrante Rita Moraes.

Qualificação dos pátios

Entre os temas abordados ao longo do ano, o grupo discute questões como o livre brincar, o ambientalismo, a qualificação do pátio escolar, o desenvolvimento integral e a alegria na escola. O laboratório também reserva espaço para a observação das crianças enquanto interagem com elementos da natureza. “Participando da formação, percebi pequenas mudanças que podíamos fazer no pátio da escola para valorizar os espaços como a plantação de mais flores e a observação de pássaros no entorno”, relata a professora Fernanda Carvalho, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Bem-Te-Vi, do bairro Canudos.

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